O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, vai entregar à população, na manhã desta sexta-feira, 11, a Maternidade Célia Câmara, a Maternidade Oeste, localizada no Conjunto Vera Cruz I, região Oeste da capital. O evento de inauguração oficial da unidade de saúde será às 10 horas da manhã e vai contar com as presenças do governador Ronaldo Caiado e do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
A Maternidade, que é a maior maternidade pública do Brasil, conta com 176 leitos e tem capacidade para realizar de 800 a 1000 partos por mês. A unidade ficou pronta em abril deste ano, mas não chegou a ser inaugurada porque foi destinada, por determinação do prefeito Iris Rezende, para servir como hospital de campanha, abrindo cerca de 145 leitos para atendimento aos pacientes diagnosticados com Covid-19.
Neste primeiro momento, a ala materno-infantil terá 68 leitos, distribuídos da seguinte forma: 22 de Alojamento Conjunto (ALCON), quartos onde ficam mãe e bebê juntos após o nascimento até receberem alta, seis de enfermaria ginecológica e seis de enfermaria pediátrica; além da Ala de Tratamento Intensivo para bebês e crianças, com 10 leitos de UTI Pediátrica, 10 de UTI Neonatal, nove de UCIN (Unidade de Cuidados Intermediários) e cinco de UCIN Canguru. A unidade oferecerá também, de imediato, exames de imagem como Ultrassom e Tomografia e consultas multiprofissionais para pacientes que forem encaminhadas pela Regulação da SMS.
O espaço destinado a pacientes não-gestantes COVID-19 será mantido com 50 leitos de UTI e 42 de enfermaria. Conforme esclarece o médico Marcelo Cupertino, diretor técnico do HMMCC, a migração completa para maternidade acontecerá “de forma gradual, de acordo com a necessidade apontada pela SMS”.