O prefeito Iris Rezende inaugurou na tarde desta segunda-feira, 21, o Centro de Cultura e Lazer Casa de Vidro, localizado na Avenida Jamel Cecílio, no Jardim Goiás. O centro cultural, que recebeu o nome do artista plástico goiano Antônio Poteiro, foi idealizado pela primeira-dama Iris de Araújo, durante o seu primeiro mandato de Deputada Federal, e viabilizado por meio de emenda parlamentar de sua autoria.
Na cerimônia de entrega da obra, estiveram presentes o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o secretário Municipal de Cultura, Kleber Adorno, Dolzonan da Cunha Matos, secretário de Infraestrutura do município, vereadores e demais auxiliares do prefeito Iris Rezende.
Inicialmente concebido para ter uma estrutura totalmente envidraçada, o projeto foi adaptado ao clima seco e quente de Goiânia, contemplando uma fachada em pedra de vidro que, junto com um espelho d’água, forma a entrada principal do Centro.
Construído em três pavimentos, em uma área de 2.305,45 m², o espaço vai abrigar, no térreo, salão de exposições, uma sala para atividades de imersão, uma sala multiuso, um auditório para 216 pessoas com palco, dois camarins e coxia, um café/bar, um deck café e uma biblioteca virtual. No térreo também estarão os banheiros acessíveis (M, F), bilheterias e o almoxarifado.
No piso superior está instalada a diretoria, salas técnica e de reuniões, dois vestiários, escaninho, recepção, copa e cozinha. E no subsolo, uma garagem com disponibilidade para 31 vagas. O acesso ao pavimento superior se dará por uma escadaria e também por elevador.
Primeira dama
Ouvida pelo Blog, Dona Íris diz que valeu todo esforço e persistência para a conclusão do projeto. Segunda ela, a importância da Casa de Vidro para Goiânia e seus moradores é incomensurável, haja vista que abre uma perspectiva de dias melhores para jovens e adolescentes, principalmente aqueles da periferia, que se veem desprovidos das benesses que a cultura traz para a vida de qualquer cidadão.
“Nos meus oito anos de Câmara Federal eu atendi muitas demandas, de muitos municípios goianos, de entidades, mas nenhuma representou tanto para mim quanto foi viabilizar a emenda para a Casa de Vidro. Esse centro cultural representa, antes de mais nada, o desejo da classe ligada à cultura em Goiânia, um projeto que contribuirá sobremaneira para a integração da nossa sociedade, para a formação dos nossos jovens e de toda população”, explica.
“Quis Deus que o Iris executasse esse projeto que sonhamos lá em 2008, quando me empenhei para trazer os recursos necessários para a conclusão da obra. A cultura é a alma de uma nação e por tudo isso, que agora já é realidade, eu digo que valeu a pena sonhar, valeu a pena lutar e valeu a pena concretizar. Mais uma obra com a assinatura do casal lris e que vai beneficiar nossos jovens que não tiveram, ainda, a oportunidade de viver os seus sonhos”, completa emocionada Dona Íris.