O Governo do Estado, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), distribuiu 70 mil máscaras descartáveis de camada tripla no Terminal Padre Pelágio, nesta quarta-feira (24/03). O modelo, que pode ser usado por até 8 horas, oferece 94% de proteção contra partículas suspensas pelo ar e foi entregue em kits lacrados com 10 unidades cada um. As peças são essenciais para a proteção individual e coletiva, uma vez que reduzem o risco de contaminação, principalmente para pessoas que trabalham ou circulam por ambientes fechados ou com pouca ventilação, como é o caso dos usuários do transporte coletivo.
Júlio César Mendes, que mora em Trindade e trabalha em Goiânia, foi um dos beneficiados pela distribuição. Para ele, a máscara que o ajudará a ter mais segurança durante todo o trajeto. “A gente sabe que a máscara de pano ajuda a proteger do vírus, mas a eficácia dela não é tão alta. Mesmo sabendo disso, não tenho condições de comprar uma máscara como essa, por ser mais cara. Mas hoje, com essa doação, com certeza eu já estou mais seguro”, conta Júlio César, animado, enquanto se prepara para embarcar em outro ônibus.
A diretora de Ações Sociais da OVG, Jeane Abdala, acompanhou a distribuição e ressaltou que serão entregues 280 mil unidades nesta fase da Campanha. “Essa é uma iniciativa de extrema importância para conter a proliferação do coronavírus nesse momento tão crítico pelo qual estamos passando. Estamos doando uma máscara eficaz contra a disseminação do vírus como forma de proteger as pessoas que não podem ficar em casa nesse momento”, destaca Jeane.
A campanha já entregou 10 mil máscaras no Terminal Bandeiras, na última sexta-feira (19/03), e destinou 53 mil unidades a prefeituras da região Metropolitana, para que sejam distribuídas em terminais de ônibus dos municípios. Nos próximos dias, os voluntários da OVG vão continuar a ação em outros terminais da capital, como Praça da Bíblia, Vera Cruz, Novo Mundo, Dergo, Recanto do Bosque, Goiânia Viva, Parque Oeste e Isidória.
Para a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, Gracinha Carvalho Caiado, a preocupação agora é com a vida dos goianos. “Sabemos que o uso da máscara, especialmente as desse modelo que estamos distribuindo, barra a contaminação pelo coronavírus, por isso nos mobilizamos para que essa ação fosse realizada. A saúde e a segurança do povo goiano são prioridade para o governador Ronaldo Caiado e, juntos, vamos vencer esse mal”, enfatiza Gracinha Carvalho Caiado.