“Aqui em Goiás, a excelência é o povo goiano. São meus professores, alunos e aqueles que acreditam no nosso Estado”, disse o governador Ronaldo Caiado durante solenidade, em Aparecida de Goiânia, município cuja regional de educação recebeu um total de R$ 105 milhões em recursos. Nesta quinta-feira (11/11), ele anunciou repasse superior a R$ 10 milhões para fortalecer o ensino inclusivo. O recurso será aplicado no projeto de revitalização de 316 salas de recursos multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Em solenidade no Colégio Estadual Jardim Tiradentes foi inaugurado o primeiro ambiente totalmente reequipado, nos moldes de como serão os demais.
No evento, foram entregues ainda oito dispositivos de leitura OrCam MyEye para estudantes da rede estadual e municipal, bem como Chromebooks. O governador assinou também ordem de serviço para retomada da construção do colégio padrão Século XXI, no Setor Retiro do Bosque, empreendimento no valor de R$ 7,1 milhões. A solenidade marcou ainda a entrega de 14 mil conjuntos de mobiliário para uso dos estudantes em sala de aula.
“Esse dinheiro tem cada centavo aplicado corretamente, para cada pessoa do nosso estado. Estamos contribuindo para melhorar a qualidade de vida”, pontuou o governador ao lembrar que somente no município são 55 unidades escolares.
As salas ficam em escolas da rede pública estadual espalhadas por todo território goiano. Cada uma delas receberá R$ 32 mil do Governo de Goiás, sendo: R$ 8,7 mil para custeio de reforma, R$ 10 mil para aquisição de materiais didático-pedagógicos, e R$ 13,3 mil para novos mobiliários e equipamentos da área de tecnologia. “Nos preocupamos com a inclusão das crianças que têm algum déficit, seja ele motor ou sensorial. Nós instalamos não só em Aparecida de Goiânia, mas em 316 escolas do estado de Goiás”, avaliou. “Não é só humanizar, mas é fazer uma educação de qualidade. E nós estamos fazendo como referência nacional”, defendeu.
Para a coordenadora regional de Educação, Núbia Faria, o atual governo transformou a realidade da educação e sente orgulho de atuar no setor. “A educação mudou e a pergunta é: onde estava tanto dinheiro? Será que tem uma árvore que dá dinheiro para a Educação no gabinete do governador? Porque nunca se viu isso”, avaliou. “O valor aumenta todos os dias, porque cai dinheiro nas contas”, reforçou. A coordenadora também frisou que o estado tem investido na cobertura da quadras poliesportivas. “Três unidades estão prontas para inaugurar e 14 estão em andamento”, acrescentou.
Novas Salas AEE
Com o processo de revitalização, as novas salas de AEE passarão a contar com espaço físico padronizado. Outra novidade diz respeito aos materiais pedagógicos, que terão seu número ampliado. Isso além do conforto aos professores e alunos, garantidos pela nova mobília. Os recursos para as melhorias serão depositados diretamente aos Conselhos Escolares das instituições de ensino. Cada uma deverá prestar contas ao fim do processo.
As salas são uma forma de garantir uma educação mais inclusiva. Elas acompanham o funcionamento das unidades escolares, bem como o seu calendário escolar. Os alunos têm o direito de até quatro horas semanais de atendimento educacional especializado, que deve ser realizado no contraturno da escolarização de forma individual ou em agrupamentos de quatro a cinco pessoas.
Um manual elaborado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e destinado aos gestores escolares, indica como deve ser a padronização das salas de recursos multifuncionais. Entre os materiais necessários para atendimento inclusivo estão: calculadora sonora, baralho braille, relógio com libras, jogos de discriminação auditiva e de percepção visual e globo terrestre adaptado. Outros equipamentos obrigatórios serão computadores, notebooks, headphones e impressora multifuncional.
A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva de educação inclusiva, define como público do ensino especial aqueles estudantes com deficiência (sensoriais, motora e intelectual), com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e do espectro autista (TEA), e ainda os que apresentam altas habilidades/superdotação (AH/SD).
Com informações da Secom – Governo de Goiás