Eleito com o discurso da tolerância zero para o bandido e a bandeira da segurança pública, o Deputado Federal mais votado de Goiás, Delegado Waldir (PSDB) luta dentro do partido para ser ungido o candidato da base do Governador Perillo à corrida pelo Paço em 2016. Tem dito, inclusive, que se não for o escolhido deixará o partido.
Embora tenha tido cerca de 170 mil votos só na Capital, analistas políticos têm assegurado que o discurso do Delegado Deputado não encontrará respaldo numa eventual campanha para cargo majoritário em Goiânia. Segundo esses especialistas, o discurso populista que ajudou Waldir a conseguir mais de 270 mil votos na eleição para a Câmara, carecerá de sustentação legal e contraposto pelos adversários pode fazer de Waldir um candidato hilário.
Waldir, que já chegou a dizer que “Goiânia não precisa de um gestor, mas sim de um xerife”, foi eleito com a bandeira da Segurança Pública, muito embora não tenha apresentado nenhum projeto na Câmara em relação ao tema, mesmo Goiás estando entre os piores no quesito segurança.
Ocorre que a segurança pública, constitucionalmente, é uma atribuição do Estado e o município muito pouco ou nada pode nessa área. A verve populista do Delegado, que pregou na campanha o “calibre 45 para o bandido”, pode não encontrar ressonância eleitoral na campanha de 2016. Sem outro discurso de relevância e sem nenhuma experiência administrativa a tendência é que o eleitorado goianiense, em tese um eleitorado politizado, não se entusiasme com o candidato Delegado Waldir.