Ainda apostando na desistência do pré-candidato do PL ao governo de Goiás, Major Vitor Hugo, e o apoio da sigla que abriga a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro em Goiás, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota) busca construir um discurso que possa dar cara a sua pré-campanha e, quem sabe, estabelecer uma certa polarização com o atual governador e candidato à reeleição, Ronaldo Caiado (União Brasil). Seus argumentos, no entanto, pautados unicamente em críticas nem sempre embasadas à gestão caiadista, não estão sendo bem recepcionados pelo eleitorado goiano.
Em matéria publicada em site de notícias de abrangência estadual – reconhecido como um canal que une leitores de todas as matizes ideológicas -, na qual Gustavo Mendanha critica a gestão de Ronaldo Caiado, apontando, segundo ele, baixos investimentos na região do Vale Araguaia, as interações dos internautas foram marcadas por comentários negativos ao pré-candidato do Patriota. A proximidade com o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), o baixo índice de investimentos na cidade que administrou por cinco anos e muitas demandas, principalmente quanto à infraestrutura, não cumpridas em Aparecida de Goiânia foram citadas pelos leitores do site para desacreditar os argumentos de Gustavo Mendanha.
“O que falta de investimento tá sobrando de mato aqui em Aparecida”, comentou um internauta. “Véi (sic) na moral, você não deu conta nem de cuidar do que o Maguito deixou e quer o Estado?”, perguntou outro. “Fácil falar, né? Não cuidou nem da própria cidade”, dizia outro comentário. “Se em Aparecida, a qual foi prefeito não conseguiu resolver metade dos problemas, quer se meter nos do Estado? Nos poupe. Você largou a cidade as traças”, criticou outro. No geral, cerca de 90% dos comentários da matéria publicada no Instagram neste domingo (17/04) foram negativos a Gustavo Mendanha.
De fato, os investimentos em Aparecida de Goiânia sob o comando de Gustavo Mendanha caíram expressivamente. De acordo com o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) referente ao exercício de 2021, divulgado pela Prefeitura de Aparecida e publicado no portal da transparência, o município investiu apenas 7,98% da Receita Corrente apurada para aquele ano. Foram empenhados na rubrica investimentos a importância de R$ 128 milhões para uma receita de R$ 1,6 bilhão.
O valor é quase 20% menos do que foi investido em 2019, último ano do primeiro mandato de Gustavo Mendanha. Em comparação com 2016, último ano da gestão de Maguito Vilela (MDB), prefeito que administrou Aparecida de Goiânia por dois mandatos e é o padrinho político de Mendanha, os investimentos realizados pela atual gestão em 2021 representam apenas 51%.