Pesquisa de intenção de voto para governador de Goiás, divulgada na manhã desta segunda-feira (20/06), realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, aponta, na modalidade estimulada, quando o nome do candidato é citado pelo entrevistador, que Ronaldo Caiado, pré-candidato à reeleição pelo União Brasil, poderia vencer as eleições ainda no primeiro turno.
De acordo com o levantamento, o atual governador tem 45,8% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), que é o preferido de 25,8% do eleitorado goiano. Em terceiro lugar aparece o pré-candidato do PL, Major Vitor Hugo, com 9,1%. Edigar Diniz (Novo) tem, segundo a pesquisa, 1,8% das intenções de voto e Wolmir Amado, do PT, 1,5%. Não sabe/Não respondeu e brancos e nulos somam 16,1%.
Neste cenário, considerando apenas os votos válidos, e se as eleições fossem hoje, Ronaldo Caiado teria 54,5% das intenções de voto e venceria as eleições para o governo do Estado ainda no primeiro turno. Por este levantamento, o pré-candidato do União Brasil aproxima-se do mesmo patamar de votos que o fizeram governador em 2018, quando venceu as eleições daquele ano, ainda no primeiro turno, com 59,73% dos votos válidos.
A pesquisa trouxe, também, um outro cenário, dessa vez com o nome do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) integrando a cartela de possíveis candidatos ao governo de Goiás. Nesse levantamento, Caiado continua na frente, com 40,8% das intenções de voto, seguido de Mendanha, que tem 21,9%, e em terceiro lugar o próprio Marconi Perillo, com 14,6%. Major Vitor Hugo (PL) aparece em quarto, com 7,7%, seguido de Edigar Diniz (Novo), que tem 1,5% e Wolmir Amado, que foi citado por 1,2% do eleitorado.
No levantamento espontâneo, Ronaldo Caiado lidera com seu nome sendo citado por 14,6% dos eleitores, 6,6% lembraram de Gustavo Mendanha, 3,5% disseram que votam em Marconi Perillo e 1,6% em Major Vitor Hugo.