O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), tem o seu governo aprovado por 64,5% da população goiana. É o que aponta levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado na manhã desta segunda-feira (20/06). Segundo a pesquisa, 30,1% desaprovam a gestão de Caiado e outros 5,5% não souberam ou não opinaram.
Quando questionados sobre como avaliam a administração, 44,4% a classificaram como ótima ou boa, enquanto 35,3% a consideraram regular e apenas 19,2% disseram que ela é ruim ou péssima – 1,2% dos eleitores não souberam ou não responderam.
Intenção de voto
Quanto ao levantamento de intenção de voto, o instituto Paraná Pesquisas aponta que, caso as eleições fossem hoje, Ronaldo Caiado seria eleito já no primeiro turno da eleição para governador, uma vez que, num dos cenários pesquisados e considerando apenas os votos válidos, o governador de Goiás teria 54,5% do sufrágio popular.
A pesquisa estimulada, que ouviu 1.540 eleitores de 60 municípios de Goiás por meio de entrevistas pessoais, no cenário sem o nome do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), mostra Ronaldo Caiado liderando com 45,8% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), que é o preferido de 25,8% do eleitorado goiano. Em terceiro lugar aparece o pré-candidato do PL, Major Vitor Hugo, com 9,1%. Edigar Diniz (Novo) tem, segundo a pesquisa, 1,8% das intenções de voto e Wolmir Amado, do PT, 1,5%. Não sabe/Não respondeu e brancos e nulos somam 16,1%.
Num outro cenário, dessa vez com o nome do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) integrando a cartela de possíveis candidatos ao governo de Goiás, Caiado continua na frente, com 40,8% das intenções de voto, seguido de Mendanha, que tem 21,9%, e em terceiro lugar o próprio Marconi Perillo, com 14,6%. Major Vitor Hugo (PL) aparece em quarto, com 7,7%, seguido de Edigar Diniz (Novo), que tem 1,5% e Wolmir Amado, que foi citado por 1,2% do eleitorado.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº GO-00766/2022.