Pesquisa Real Time Big Data de intenção de voto para governador de Goiás, na modalidade estimulada, aquela em que é apresentada uma cartela com o nome dos candidatos ao eleitor, divulgada na noite desta quinta-feira (25/08), confirma que o atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), é o preferido do eleitor goiano para o governo do Estado nas eleições de outubro próximo.
Segundo o instituto, o pré-candidato à reeleição pelo União Brasil cresceu sete pontos percentuais em relação ao levantamento anterior e agora tem 45% das intenções de voto, contra 21% do segundo colocado, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, do Patriota, que perdeu um ponto desde a última pesquisa. Em terceiro lugar, aparece o deputado Major Vitor Hugo, do PL, com 10% da preferência do eleitorado. Considerando apenas os votos válidos, Caiado venceria o pleito já no primeiro turno com quase 54% das indicações.
Na sequência, em quarto lugar, está o candidato Wolmir Amado (PT) com 5% das intenções de voto. Cintia Dias (PSOL) vem em quinto lugar, com 2%, seguida de Edgar Diniz (Novo) com 1%. Nulos e brancos ou não opinaram somam 16%.
No levantamento espontâneo, aquele em que o eleitor declara o seu voto sem ter acesso a uma lista com os nomes dos prováveis candidatos, a pesquisa Real Time mostra Caiado à frente, com 29% das intenções de voto e uma ampla vantagem sobre o segundo colocado, Gustavo Mendanha, que aparece com 10%. Major Vitor Hugo vem em terceiro, com 5%.
Segundo Turno
A pesquisa Real Time Big Data avaliou dois cenários de segundo turno. No primeiro, entre Caiado e Gustavo Mendanha, o governador venceria o pleito com 58% dos votos, contra 30% do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia. No segundo cenário, numa hipotética disputa entre Ronaldo Caiado e Major Vitor Hugo, novamente o candidato do União Brasil venceria com uma larga vantagem: 61% contra 19% do liberal.
Avaliação do Governo
A pesquisa também mediu a aprovação do Governo Ronaldo Caiado. 58% dos entrevistados disseram que aprovam a gestão do atual governador; 36% desaprovam e 6% não sabem ou não opinaram. Quanto à avaliação da gestão, 47% avaliam como ótima ou boa; 21% a consideram regular e 29% ruim ou péssima. Não sabem ou não opinaram somam 3%.
A pesquisa, que foi a terceira realizada pela Real Time Big Data no Estado, ouviu 1,5 mil eleitores goianos por telefone entre os dias 23 e 24 de agosto. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. O estudo está registrado no TSE sob o nº GO-08106/2022.