Entre em contato

Política

Liga Ibero-americana das Sociedades Civis repudia ataques antidemocráticos e invasões

A Liga Ibero-americana das Organizações da Sociedade Civil repudiou os atos antidemocráticos cometidos neste domingo (8) por bolsonaristas radicais insatisfeitos com o resultado das eleições de 2022

Publicado

on

Entidade sem fins lucrativos que agrupa 31 organizações da sociedade civil, representantes de 18 países Ibero-americanos, especializados no desenvolvimento humano, social e comunitário de cada país, a Liga Ibero-americana das Organizações da Sociedade Civil divulgou nota em que repudia os atos antidemocráticos cometidos neste domingo (8) por bolsonaristas radicais.

Insatisfeitos com o resultado das eleições de 2022, grupo de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que se intitula “patriotas”, invadiu os prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, localizados na praça dos Três Poderes, em Brasília, e destruíram instalações, móveis e obras de artes, patrocinando um dos mais graves atentados contra o governo federal de que se tem notícias na história do Brasil.

Para a entidade, “a gravidade desses eventos é ainda maior considerando que grupos e organizações políticas que desvalorizam a democracia e os direitos humanos tem crescido em todo o mundo”. O vice-presidente da Liga, Valdinei Valério, afirma que as invasões são atos de extremismo cometido por pessoas sem comprometimento com a democracia.

“A Liga atua na garantia de direitos e não podíamos nos calar diante de tamanha balbúrdia”, comenta Valdinei, que também é presidente do instituto Promover (IPhac).

“Independentemente das preferências políticas e partidárias dos que integram os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, eles demonstraram coesão na defesa da Democracia e Estado de Direito no Brasil. Esta é a atitude de estadista que se espera para que o país enfrente os desafios políticos, sociais, econômicos e de Meio Ambiente”, finaliza a nota.

A Liga Ibero-americana atua com a visão de contribuir para a geração de propostas de enfrentamento à pobreza e a exclusão social. Por isso, a entidade participa ativamente do C-20, maior encontro global de organizações da sociedade civil e tomadores de decisão, que faz parte do G-20, grupo dos países mais ricos do mundo.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.