Com as eleições municipais de 2024 entrando no horizonte, natural que as editorias de política da imprensa goiana, assim como é em todo o Brasil, começasse a se movimentar, às vezes informando de fato, às vezes conjecturando, e, muitas vezes, apenas especulando sobre o pleito que se avizinha. Em Goiânia, o nome da advogada Ana Paula Rezende, filha do ex-prefeito Iris Rezende Machado e da ex-deputada Íris de Araújo, é, sem dúvidas, um dos mais citados quando o assunto é a prefeitura de Goiânia. A emedebista, embora ainda não tenha se posicionado a respeito da possibilidade de concorrer, figura como a principal aposta do partido na capital goiana.
Desde o início do ano, superadas as expectativas quanto à posse do presidente Lula, as atenções têm se voltado para o pleito municipal do ano que vem. Embora falte cerca de um ano e meio, os partidos já se articulam. O MDB, que venceu a eleição de 2020 em Goiânia, mas não levou, trabalha para lançar Ana Paula Rezende, que ainda não disputou eleições, mas que traz consigo a experiência de ter acompanhado de perto as administrações do pai, principalmente em Goiânia. Para os correligionários, Ana Paula é uma mulher que tem competência de sobra para encarar o desafio.
O crescimento orgânico de apoio ao nome da emedebista, nas redes sociais e nos encontros públicos, tem impressionado analistas e jornalistas políticos. Recentes visitas que a advogada fez à Região Noroeste de Goiânia e também à Assembleia Legislativa de Goiás surpreenderam positivamente. Muito bem recebida por lideranças locais, políticos e, principalmente, por pessoas do povo, Ana Paula se emocionou em vários momentos. “Se sentiu muito amparada por aqueles que sempre dispensaram ao seu pai esse mesmo tratamento”, diz um emedebista que a acompanhou nesses compromissos.
Recentemente, a cientista política Ludmila Rosa avaliou que é “impossível ignorar o conteúdo político que acompanha Ana Paula Rezende e o fato que sua imagem há muito já foi intimamente associada à de seu pai. Isso, numa eleição majoritária, ajudaria. Ademais, é uma mulher sem rejeição e com juventude para imprimir suas digitais na política goiana”. Para a especialista, Ana Paula carrega um DNA de muita representatividade político/eleitoral, que está na memória do povo goiano como aquele que mais obras e realizações fez em Goiânia.
As notícias que chegam é que, uma vez que decida concorrer, Ana Paula seria capaz de reunir o apoio do governador Ronaldo Caiado (UB), amigo pessoal da família, e de toda a base de apoio do Governo Caiado. Segundo a cúpula emedebista, Rezende teria toda estrutura partidária à disposição para concorrer ao Paço, e já teria recebido a promessa de que o partido atuaria com muito empenho para aumentar o número de vereadores na Câmara Municipal, a fim de dar a ela, caso vença as eleições, uma base de apoio considerável no legislativo.