Segunda geração de dois ícones da política goiana, Daniel Vilela e Ana Paula Rezende se encontraram na manhã desta sexta-feira (05/05), no gabinete da vice-governadoria, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O governador em exercício, que também é presidente do MDB goiano, recebeu a filha do ex-prefeito de Goiânia e ex-governador Iris Rezende para um café da manhã. Entre lembranças e outras histórias, a conversa também foi regada à política atual e passou pela sucessão em Goiânia, no ano que vem.
A última reunião entre os dois emedebistas ocorreu no início de março, poucos dias após a morte da ex-deputada Dona Íris de Araújo, mãe de Ana Paula. Como aconteceu naquela oportunidade, Daniel voltou a manifestar o desejo de ter a emedebista como cabeça de chapa do partido nas eleições para a Prefeitura de Goiânia em 2024. Embora a menção ao nome da filha de Íris como possível candidata do MDB tenha sido recorrente nas rodas de conversas políticas, e na própria imprensa, Ana Paula, no entanto, ainda não se posicionou publicamente sobre essa possibilidade.
A emedebista, que já foi citada pelo próprio Daniel como “a candidata dos sonhos do MDB”, tem sido reservada quando o assunto é a eleição em Goiânia. Ela diz que seu objetivo principal é manter vivo o legado do pai e sua história, mas que quer continuar perto da política. Segundo Ana Paula, ela e Daniel têm a responsabilidade de estarem juntos para sempre honrar a memória dos seus pais.
Nas suas redes sociais, Ana Paula comentou que tanto seu pai, quanto o pai de Daniel, Maguito Vilela, teriam muito orgulho do protagonismo que o MDB assumiu em Goiás, e lembrou que foi Iris Rezende quem primeiro idealizou a aliança vitoriosa com Ronaldo Caiado (UB).
Maguito Vilela, companheiro e aliado de Iris Rezende, foi governador, senador e duas vezes prefeito de Aparecida de Goiânia. Ele ganhou a eleição em Goiânia, em 2020, mas não chegou a assumir, vitimado que foi pela Covid-19.
Fundação Ulysses Guimarães
Na quarta-feira (03/04), Ana Paula Rezende recebeu, em seu escritório, na Avenida T-9, em Goiânia, a visita do presidente da Fundação Ulysses Guimarães (FUG) em Goiás, José Frederico Lyra Netto, que também é secretário Estadual de Ciência e Tecnologia do Governo de Goiás. O encontro foi divulgado pelo próprio presidente em suas redes sociais, e serviu, segundo ele, para dizer à emedebista que a FUG está à sua disposição para “pensar Goiânia”. Zé Frederico alienou seu total apoio à qualquer decisão política que Ana Paula venha a tomar.
A Fundação Ulysses Guimarães é uma instituição de direito privado, sem finalidade lucrativa, ligada ao MDB, criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada, doutrinação programática e educação política para o exercício pleno da democracia, além de outras atividades que guardem relação direta com essas premissas.