Pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta segunda-feira (03/07) aponta que a gestão de Ronaldo Caiado (UB) é aprovada por 76% da população goiana, contra 18,8% que desaprovam. De acordo com o levantamento, o governo Caiado é avaliado positivamente por 59,7% dos goianos, sendo 19,5% que o classificam como ótimo e 40,2% como bom. Os que consideram a atual gestão como regular somam 27,6%. Apenas 11% entendem como negativo o segundo governo de Ronaldo Caiado: 4,5% ruim, e 6,5% péssima. Não souberam ou não opinaram foram 1,6%.
O estudo ouviu 2020 eleitores com 16 anos ou mais em 78 municípios, sendo estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. A pesquisa foi feita entre os dias 24 e 28 de junho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança de 95%.
A pesquisa também mediu a intenção de voto do goiano para presidente da República. Na modalidade estimulada, quando é apresentada ao eleitor uma cartela com os nomes dos possíveis candidatos, Ronaldo Caiado aparece disparado em primeiro lugar, com 30,5% das intenções de voto, seguido pelo atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi mencionado por 19,9% dos entrevistados. Em seguida, aparecem Tarcisio de Freitas (Republicanos) com 14,8%; Simone Tebet (MDB) 7,6%; Ciro Gomes (PDT) com 5,3%, e Romeu Zema (Novo) que foi citado por 4,2% dos entrevistados. Não sabem/não responderam e branco ou nulo somaram 17,8%.
Ronaldo Caiado é o único governador goiano eleito e reeleito em primeiro turno. Assumiu, em 2019, um estado absolutamente comprometido com um grave rombo fiscal e financeiro. Fez um primeiro governo voltado, principalmente, para o reequilíbrio fiscal, conseguindo, no entanto, relevantes resultados na área da Saúde, Educação e Segurança Pública, indicadores que o levaram à reeleição com 51,8% dos votos válidos.
Desde o fim das eleições do ano passado, o chefe do executivo goiano tem adotado um discurso veemente em defesa da democracia e da pacificação do país. Sua postura republicana tem rendido elogios, inclusive, do governo petista, que enxerga no governador de Goiás uma voz coerente para restabelecer a normalidade política no país. Crítico de pontos do texto da Reforma Tributária, Caiado assumiu protagonismo nacional em defesa da autonomia de estados e municípios.