Para alguns experientes emedebistas, que tiveram o privilégio de conviver com Iris Rezende, e que acompanharam de perto as suas gestões, o nome de Ana Paula Rezende para prefeita de Goiânia nas eleições do ano que vem será capaz de resgatar na militância do MDB e, concomitantemente, nas lideranças do partido Goiás afora, o sentimento de renovação, de euforia e união, o que vai, sem sombras de dúvidas, contribuir para que o partido de Daniel Vilela resgate seu protagonismo no Estado. A avaliação parte do pressuposto de que o nome de Ana Paula carrega um simbolismo muito forte, mantendo vivo o legado daquele que ainda é o maior líder emedebista de todos os tempos.
Segundo os correligionários, caso Ana Paula Rezende decida concorrer ao Paço em 2024, isso terá um impacto muito forte não só na política da capital, mas em todo o Estado, isso porque, sustentam, o nome da filha de Iris Rezende e de Dona Íris de Araújo carrega um DNA de muita representatividade político/eleitoral, e que está na memória do povo goiano como o maior de todos os emedebistas e aquele que mais obras e realizações fez em Goiânia e em Goiás.
“Iris Rezende liderou o partido por décadas, foi o timoneiro de todos nós. Ganhou e perdeu eleições, mas nunca perdeu a condição de grande líder do MDB. Ter uma digna representante de Iris Rezende numa das principais disputas eleitoral é revigorante para todos os emedebistas, de Goiânia e de Goiás, e reacende o sentimento da boa política”, explica um emedebista.
Desde a morte do pai, em novembro de 2021, Ana Paula Rezende tem assumido o compromisso de manter vivo o legado irista. Ela vem trabalhando na construção do Memorial Iris Rezende, um espaço que vai contar a história dos mais de 60 anos de vida pública do seu pai. Outro objetivo do Memorial, segundo Ana Paula, é que o espaço também seja voltado para pesquisas e ofertas de cursos para a população, com área interativa e uso de diversas tecnologias. A previsão de inauguração do espaço é dezembro deste ano.
Assim como fazia seu pai, Ana Paula convencionou receber amigos, aliados, lideranças e admiradores do emedebista no escritório que era usado pelo ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia. Por lá tem passado um incontável número de amigos, aliados, admiradores e lideranças emedebistas. A todos eles, a filha de Iris reafirma o propósito de manter viva a história e memória do seu pai.
Sem falar especificamente sobre a disputa em Goiânia, Ana Paula avalia que ela e Daniel Vilela, presidente do MDB goiano e filho de outra grande liderança do partido, Maguito Vilela, têm a responsabilidade de honrar o legado e a história de seus pais, e que para isso é preciso que estejam juntos. Os aliados dizem que, embora Ana Paula possa zelar do legado do pai por outras frentes, a filha de Iris teria muito mais condições de elevar o nome e as realizações do pai estando no alto de um mandato conquistado nas urnas, fato que, avaliam, inspiraria todo o MDB goiano.