O professor e influencer Vinicios Betiol, mestre em Geopolítica pela UERJ, usou sua conta no X para fazer um desafio público ao deputado bolsonarista goiano Gustavo Gayer (PL), que essa semana fez um pronunciamento na comissão da Frente Parlamentar pela censura na educação, chamando os professores de maconheiros.
“Eu sou professor e pesquisador, já que ele nos enxerga como maconheiros, desafio o deputado para um exame toxicológico. Eu passo tranquilamente pelo exame. Será que ele também passa? Eu conheço o histórico dele! Chamar professor de maconheiro é fácil, eu quero ver agora a coragem para encarar o exame!”, desafiou o professor.
Vinicios Betiol lembrou que Gayer foi acusado pelo Ministério Público de Goiás pelo homicídio de uma pessoa em acidente automobilístico quando, segundo o órgão ministerial, dirigia bêbado. Além disso, diz o professor, o bolsonarista foi flagrado outras vezes por embriaguez ao volante. Esses episódios, inclusive, foram denunciados pela deputada goiana Sylvie Alves, do União Brasil.
“Espero você em uma clínica para fazer o exame. Posso provar que professor não é “tudo maconheiro”. Quanto às substâncias que você usa ou não, só aceitando o desafio para que tudo fique transparente para a população”, reforçou Betiol, estendendo o desafio ao também bolsonarista Zé Trovão.