O vereador Djalma Araújo, do SDD, iniciou hoje (3) a coleta de doze assinaturas para a instalação na Câmara de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar irregularidades na distribuição de merenda nas escolas da rede municipal de ensino da Prefeitura de Goiânia.
Segundo ele, cinco vereadores já anunciaram que irão assinar o documento. “Na próxima semana vou iniciar as conversações com outros colegas para conseguir as sete assinaturas restantes para tornar realidade essa CEI”, afirmou Djalma.
O vereador do SDD enumerou uma série de questões que ele considera “extremamente graves”, entre as quais ele quer saber: “quem está recebendo os produtos alimentícios da merenda escolar; onde os alimentos são estocados e porque a merenda não está chegando às escolas”. “São denúncias graves que devem ser apuradas”, completou.
Djalma sugere que a CEI investigue 16 empresas que fornecem gêneros alimentícios para a Secretaria de Educação da Prefeitura, entre elas algumas cooperativas. O vereador lembra que é, no mínimo, estranho que duas dessas empresas são da cidade de Mossâmedes, 151 quilômetros distantes de Goiânia. “O pior de tudo é que na vistoria que fizemos em algumas escolas foi constatado que alimentos estocados estavam com prazo de validade vencido. Portanto, suspeita-se que as crianças estão consumindo alimentos vencidos”, diz ele.
A CEI será composta por sete membros titulares e três suplentes, indicados pelos partidos com assento na Casa. Ela funcionará pelo prazo de 120 dias, prorrogáveis pelo mesmo período.
Fonte: Portal da Câmara Municipal de Goiânia.