O candidato do PL a prefeito de Goiânia, Fred Rodrigues, está no meio de outra polêmica e agora é suspeito de ter mentido sobre o nível de escolaridade quando solicitou o registro da sua candidatura ao Tribunal Regional Eleitoral. Conforme consta no site do TRE-GO, Fred teria informado, quanto ao seu grau de instrução, ter o curso superior completo, mas não juntou ao processo cópia do diploma de conclusão do bacharelado que diz ter cursado na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC).
Questionado sobre a dúvida, se é ou não portador de diploma de curso superior, o candidato do PL confirmou que sim, que teria concluído o bacharelado em Direito na PUC, e postou em suas redes o que seria a grade de disciplinas cursadas por ele, mas, até o fechamento desta matéria, não apresentou o certificado de conclusão do curso. Também não consta no documento apresentado por Fred Rodrigues nenhuma menção de que ele teria apresentado o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), nem tampouco que teria sido aprovado nessa disciplina.
De acordo com a legislação, é considerado concluído um bacharelado quando há a integralização do currículo disciplinar (incluindo estágio e o TCC) e a colação de grau, com a consequente emissão do diploma de conclusão do curso. Logo, mesmo que o universitário tenha cursado todas as disciplinas da grade, e não ocorrendo a apresentação do TCC e colação de grau, a formação é considerada incompleta.
Essa é a segunda polêmica que o liberal se envolve quanto aos dados informados no seu registro de candidatura. A primeira, ocorreu logo após Fred Rodrigues apresentar Adelle Zacharias como sendo sua esposa no programa eleitoral gratuito. No entanto, seu estado civil informado na ficha de registro no TRE aparece como solteiro.
A divergência poderia passar despercebida, não fosse o fato do liberal se apresentar como um intransigente conservador defensor do que chama de valores da família tradicional. Embora mantenha um relacionamento de 10 anos com a mulher, inclusive tendo um filho de dois anos, Fred nunca formalizou o casamento civil.
Agora, diante das suspeitas sobre sua formação acadêmica, Rodrigues é questionado sobre a razão de não ter sido transparente com o TRE, já que a falta de um diploma não impediria sua candidatura. É fato, no entanto, que a ausência de um grau superior para um prefeito de capital levanta preocupações.
Segundo juristas ouvidos pelo Blog, caso seja confirmado que tenha mentido à justiça eleitoral, Fred Rodrigues pode enfrentar uma acusação formal por “crime de informação falsa”, muito embora uma eventual condenação não tenha o potencial de culminar com a cassação do registro do candidato. Ainda assim, os especialistas alertam que qualquer condenação na esfera criminal traz sérias implicações para a vida do condenado, com repercussão, inclusive, nas condições de elegibilidade da pessoa.