A empresária e advogada Ana Paula Rezende (MDB) anunciou que fará um grande mutirão para celebrar o 91º aniversário de nascimento do seu pai, o ex-governador e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende Machado. O evento, marcado para o próximo dia 21 de dezembro, terá início às 8h da manhã, na Vila Mutirão, bairro da região Noroeste, construído por Iris em ritmo de mutirão, em 1983. A proposta, diz a empresária, é que o mutirão comemorativo seja realizado com as mesmas características dos mutirões organizados por Iris Rezende.
“Meu pai teve uma vida pública de mais de 60 anos totalmente dedicada ao povo. A sua história de vida reforça a importância de uma política feita por amor, por espírito público, por ideal, e ela precisa ser mantida viva, como inspiração para as futuras gerações. O mutirão foi o grande feito da vida pública do meu pai, e era um instrumento para ajudar aqueles que mais precisam. Por isso, vamos celebrar o seu 91º aniversário de nascimento com um grande mutirão na Vila Mutirão, que nasceu da ação de Iris Rezende por ocasião do maior mutirão humano da história e que construiu mil casas num só dia”, anunciou Ana Paula.
De acordo com Ana Paula, o mutirão será uma grande festa e vai contar com vários serviços à comunidade, como oficinas, shows musicais, além do tradicional almoço, uma das marcas dos mutirões de Iris. O evento vai marcar, também, a primeira ação social do Instituto Iris Rezende, criado pela família de Iris para manter viva a tradição de realizações sociais que guiaram os 62 anos de vida pública do maior político de Goiás.
Quanto à criação do Instituto Iris Rezende, Ana reforça que a iniciativa faz parte do seu compromisso de manter viva a história e as práticas do pai, que foi marcada pela preocupação em melhorar a vida das pessoas.
“Eu tenho o dever de deixar a história de Iris Rezende eternizada para servir de referência, para que as futuras gerações queiram fazer política igual àquela que meu pai fez. O Instituto é uma grande ferramenta nesse sentido”, pontuou.
História
O mutirão foi uma prática rural, que consistia na reunião de pessoas, sem remuneração, para realizações de tarefas nas propriedades, como por exemplo, limpeza de pastos, construção de casas, entre outros. Iris Rezende, que conheceu essa prática durante sua infância na roça, importou o mutirão para Goiânia quando foi eleito prefeito da capital pela primeira vez, em 1965. Ao iniciar seu mandato, no ano seguinte, com a prefeitura sem dinheiro, Iris convocava os moradores para que juntos realizassem tarefas afetas à zeladoria da cidade, principalmente.
Eleito governador de Goiás em 1982, mais de uma década depois da sua cassação, Iris Rezende retomou a construção de moradias e, em ritmo de mutirão, entregou mil casas em um único dia de outubro de 1983. O feito do governador goiano ganhou o mundo, Goiânia se distanciou ainda mais da favelização e Iris ganhou o título de “rei dos mutirões”. A Vila Mutirão abrigou moradores de áreas de risco da capital e deu início a outros bairros da região Noroeste, que foi transformada urbanisticamente pelo próprio Iris Rezende a partir do seu segundo mandato como prefeito de Goiânia, iniciado em 2005.
Iris Rezende é considerado um dos maiores líderes políticos da história de Goiás. Iniciou a carreira como vereador de Goiânia, eleito em 1958. Foi deputado estadual, prefeito de Goiânia por quatro mandatos, governador do Estado por duas vezes, senador da República, ministro da Agricultura e ministro da Justiça. O emedebista morreu em novembro de 2021, vítima das consequências de um AVC hemorrágico.