Diálogos gravados entre o Ministro do Planejamento do Governo Temer, Romero Jucá, e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, divulgados hoje, 23/05 pela Folha de São Paulo não deixam dúvidas: o processo de impeachment da presidente Dilma Roussef foi um grande pacto fechado entre as forças políticas do país, cujo objetivo era parar a Operação Lava Jato, que investiga um dos maiores esquemas de corrupção da história do país.
Segundo a Folha de São Paulo, no diálogo Jucá diz a Machado que “tem que mudar o governo para estancar essa sangria”, fazendo referência a necessidade de se parar as investigações da Lava Jato. A fala de Jucá se deu imediatamente após o seu interlocutor dizer que “o Janot (Rodrigo Janot, Procurador Geral da República) está a fim de pegar vocês”.
Para Jucá, Michel Temer teria condições de firmar um grande pacto nacional, que incluiria, inclusive, o STF, para parar as investigações da Operação Lava Jato: “aí parava tudo”, diz o atual ministro. De acordo com o jornal, Jucá disse a Machado que os ministros do Supremo teria relacionado a saída de Dilma ao fim das pressões da imprensa e de outros setores pela continuidade da investigações da Lava Jato.
Leiam a reportagem publicada no Jornal Folha de São Paulo