Entre em contato

Política

Executivo da Odebrecht é Preso.
  Em Goiás empresa mantém contrato com a Saneago e
doou dinheiro para campanha de Perillo.

Publicado

on

Em nova fase da Operação Lava Jato a PF prendeu na manhã de hoje, 19/06,  Márcio Farias, executivo da empreiteira Odebrecht, que mantém contrato com o Governo de Goiás, via Saneago.

Planilha apreendida na casa do doleiro Alberto Youssef, preso na primeira fase da Operação Lava Jato da PF, que investiga, possivelmente, o maior episódio de desvio de dinheiro público da história do Brasil, demonstra que a atuação do doleiro extrapola os limites da Petrobras e estende seus tentáculos sobre outras estatais federais, órgãos públicos estaduais, prefeituras e empresas privadas.

O nome da Saneago – Saneamento de Goiás S/A., aparece na lista. Não é possível, entretanto, saber se e em qual contrato pode ter havido a participação de Youssef. Das empresas envolvidas no chamado “Petrolão”, a única que mantém contrato com a estatal goiana é a Odebrecht, que por meio da sua subsidiária Odebrecht Ambiental venceu licitação para a exploração da coleta e tratamento de esgoto nas cidades de Aparecida de Goiânia, Trindade, Rio Verde e Jataí.

Pela subdelegação dos serviços a Odebrecht paga à Saneago algo em torno de R$ 9,1 milhões por ano. Esse contrato, que tem duração de 30 anos, foi alvo de ação protocolada pelo Ministério Público na justiça goiana, pois há, entre os promotores, o entendimento de que houve terceirização dos serviços, o que seria vedado por lei. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (Stiueg) teme que com essa terceirização travestida de subdelegação a população ficará a mercê dos interesses comerciais, em um serviço público que não deve visar o lucro.

Nas últimas eleições para governador, a Odebrecht doou para a campanha do governador reeleito, Marconi Perillo (PSDB) mais de R$ 1,5 milhões. É fato, não obstante, que o nome da Saneago na lista apreendida pela PF na casa do doleiro, preso na Operação Lava Jato, requer uma investigação mais aprofundada a fim de que não pairem dúvidas na relação entre a empreiteira investigada e a empresa goiana.

Continue Reading

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.