O Ministério Público de Goiás abriu procedimento preparatório para investigar o repasse de R$ 300 mil reais que o Governo de Goiás fez à Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB. O desembolso foi feito em abril de 2016 e destinou ao patrocínio do Encontro Mundial de Magistrados, que aconteceu em Goiânia naquele mês. Segundo o projeto de lei que autorizou a doação, a medida visava promover o aumento do fluxo de turistas na cidade.
De acordo com o Ministério Público, a instauração do procedimento atende o que estabelece o artigo 18 da Resolução nº 11/2014 do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público de Goiás e visa apurar os possíveis ilícitos apontados em representações recebidas pelo Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público.
No expediente, datado do último dia 10 de janeiro e assinado pelo Promotor de Justiça Arthur José Jacon Matias, o Governador Marconi Perillo foi requisitado a enviar ao MP-GO cópia da respectiva nota de empenho, liquidação e pagamento relativos à quantia transferida à AMB.