O ex-governador de Goiás Marconi Perilo (PSDB) deve comparecer à Comissão Especial de Investigação (CEI), da Câmara Municipal de Goiânia, na próxima sexta-feira, 20. O requerimento de convocação, aprovado pela maioria dos integrantes da comissão, é de autoria do vereador Paulo Daher (DEM). A reunião está marcada para às 8:30h, na sala da comissão.
De acordo com Paulo Daher, Marconi Perillo deve esclarecer à comissão por que não investiu o mínimo constitucional na área da saúde nos últimos anos do seu governo. Relatório da área técnica do Tribunal de Contas do Estado mostra que mais de R$ 700 milhões deixaram de ser aplicados em ações e serviços públicos de saúde entre 2014 e 2016.
Ainda de acordo com o TCE-Go., os repasses para as organizações sociais que administram os hospitais públicos de Goiás receberam cerca de 40% de tudo que foi investido na área da saúde no período levantado. Cerca de 60% do que foi repassado às OSs, no entanto, foram para o pagamento de salários de dirigentes e funcionários.
Para Daher, a falta de investimentos na saúde pelo governo de Goiás e o não cumprimento de metas constitucionais estabelecidas para a saúde impactaram negativamente na prestação dos serviços de saúde na Capital, que sofre uma grande demanda nas suas unidades, sobretudo pela falta de hospitais regionais no Estado e a forma restritiva de atendimento praticado pelas OSs.