Entre em contato

Política

Alcides cai, Vilela sobe e eleição em Aparecida caminha para ser decidida em dois turnos, aponta pesquisa

Segunda rodada da pesquisa DataUFG/O Popular aponta crescimento de 5,72% de Leandro Vilela e queda de 3,17% de Professor Alcides em relação ao levantamento anterior. O estudo mostra tendência de que a eleição no segundo maior colégio eleitoral de Goiás deve ser decidida em dois turnos, fato inédito na história do município

Publicado

on

Leandro Vilela, do MDB, cresceu 5,72% na preferência do eleitorado aparecidense e a possibilidade de segundo turno na cidade aumenta

A segunda rodada da pesquisa estimulada DataUFG/O Popular de intenção de voto para prefeito de Aparecida de Goiânia, divulgada na noite desta sexta-feira (13/09), aponta crescimento acima da margem de erro do candidato governista Leandro Vilela (MDB) e queda do candidato Professor Alcides (PL). De acordo com o levantamento, o liberal oscilou para baixo 3,17 pontos e agora tem 48,56% das intenções de voto, contra 30,62% do emedebista, que cresceu 5,72% em relação à primeira rodada da pesquisa, realizada em 21 de agosto.

O vereador William Panda (PSB) cresceu 0,66 pontos percentuais e agora tem 7,45% da preferência dos eleitores aparecidenses. O índice dos que não sabem ou não opinaram é de 8,71% (em agosto era de 11,06%), e os que disseram que vão votar nulo ou em branco é de 4,66% (era 5,51% na primeira rodada).

O estudo mostra que a diferença entre os dois primeiros candidatos, que era de 26,83% caiu 33,1% em duas semanas de horário eleitoral gratuito e agora é de 17,94 pontos percentuais. A evolução do candidato Leandro Vilela em relação à primeira rodada da pesquisa indica tendência de que Aparecida pode ter, pela primeira vez na sua história, uma eleição para prefeito decidida em segundo turno.

Espontânea

O candidato Leandro Vilela também apresentou expressivo crescimento de 12,84% na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, e agora tem 20,1%, contra 38,03% de Alcides Ribeiro. Assim como na pesquisa estimulada, a diferença entre os dois, que era de 23,32% na primeira rodada, caiu para 17,93 pontos percentuais. O número de indecisos ainda é de 30,56% nesta modalidade.

O DataUFG ouviu presencialmente 603 eleitores no dia 10 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos, e o resultado tem nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo GO-04581/2024.

Paraná Pesquisas

Outro levantamento de intenção de voto para prefeito de Aparecida de Goiânia, divulgado na última quarta-feira (11/09), também mostrou crescimento do candidato Leandro Vilela. Segundo o estudo da Paraná Pesquisas, a diferença entre os dois principais candidatos que disputam a Cidade Administrativa é de 9,2%, com Alcides Ribeiro alcançando 42,2% das intenções de voto e Vilela chegando a 33% da preferência do eleitorado do município.

De acordo com o estudo da Paraná Pesquisas, o vereador William Panda (PSB) aparece em terceiro lugar, citado como o preferido por 11,1% dos entrevistados. 6,1% afirmaram que não sabem em quem votar ou não responderam, e 7,7% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e que vão votar em branco ou anular o voto.

A Paraná Pesquisas foi à campo entre os dias 7 e 10 de setembro e ouviu 640 eleitores. O grau de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número GO-03129/2024.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.