Entre em contato

Política

Aliados avaliam que Tarcísio de Freitas não será candidato a presidente em 2026

Segundos bastidores, o governador de São Paulo, que tem uma aprovação acima de 60% da população, não arriscaria uma reeleição quase certa por um projeto duvidoso que, antes das urnas, precisaria do aval do ex-presidente Jair Bolsonaro, que não está disposto a abrir mão da disputa presidencial

Publicado

on

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, não deve disputar as eleições presidenciais de 2026, dizem aliados

Políticos de direita, próximos do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), avaliam que são ínfimas as chances do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), sair candidato a presidente da República nas próximas eleições.

A leitura dos aliados de Caiado é que, com a insistência de Jair Bolsonaro em ser ele o candidato da direita e dando sinais de repetir a malfadada tática de Lula, em 2018, e se lançar candidato até que a justiça eleitoral indefira sua candidatura, Tarcísio não deve arriscar uma reeleição ao governo de São Paulo praticamente certa, para esperar que Bolsonaro o indique sucessor do seu espólio eleitoral a poucos dias da eleição.

Bolsonaro está inelegível até 2030, por força de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e as chances de reverter isso são quase zero, dizem os especialistas.

Para ser candidato ao Planalto em 2026, Tarcísio teria que se desincompatibilizar do cargo em abril do mesmo ano. Ele só faria isso, se tivesse a garantia de ser o indicado de Bolsonaro, assim que deixasse o cargo .

Oficialmente pré-candidato a presidente da República, Ronaldo Caiado busca, a partir de agora, se viabilizar o candidato da direita para o pleito de 2026 e, embora tenha afirmado que não há condicionante para sua candidatura, as chances de chegar forte nas urnas em 2026 seriam muito maiores sem Tarcísio na disputa.

Se optar pela reeleição, Tarcísio pode apoiar Caiado

Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ronaldo Caiado (UB) têm em comum, além dos cargos que ocupam, o fato de pertencerem ao mesmo campo ideológico da política, a direita tradicional. Além disso, são amigos e não raro trocam elogios pela maneira como conduzem a gestão pública.

Se optar pela reeleição, e Caiado chegando com musculatura suficiente na campanha, é bem possível que Tarcísio possa depositar seu apoio à candidatura do amigo, avaliam aliados de Caiado.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.