Entre em contato

Política

Ana Paula Rezende é agraciada com Comenda Berenice Teixeira Artiaga

A honraria, criada pela Alego em 1998 para homenagear as mulheres atuantes de Goiás, foi entregue pelo deputado estadual Lucas do Vale (MDB), em encontro ocorrido na última quarta-feira (21/06), no escritório político da emedebista filha de Iris Rezende Machado, uma das maiores figuras políticas do estado e referência em Goiás e no Brasil

Publicado

on

Ana Paula Rezende recebe das mãos do deputado Lucas do Vale (MDB) a Comenda Berenice Teixeira Artiaga

Nos últimos dias, tem aumentado consideravelmente a movimentação no escritório político da emedebista Ana Paula Rezende, localizado na Avenida T-9, no setor Marista. O local é o mesmo que o seu pai, ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende, que faleceu em novembro de 2021, usava para receber correligionários, políticos, amigos e admiradores. Na última quarta-feira (21/06), a emedebista recebeu o deputado estadual Lucas do Vale (MDB), que foi, pessoalmente, homenageá-la com a Comenda Berenice Teixeira Artiaga, honraria criada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) em 1998, com o intuito de homenagear as mulheres atuantes do Estado. Berenice Artiaga foi a primeira mulher deputada eleita em Goiás.

“Me sinto muito honrado em prestar essa singela homenagem a uma amiga especial, que segue zelando e valorizando o legado do seu pai. Ela, que sempre acompanhou de perto a trajetória de Iris Rezende, reúne bem as qualidades que fazem jus a essa importante comenda”, destacou o parlamentar.

Um dos nomes mais citados nos bastidores da política de Goiânia e também na imprensa especializada quando o assunto é a sucessão na capital, Ana Paula Rezende é apontada pela cúpula emedebista como o principal nome do partido para a disputa majoritária em Goiânia nas eleições do ano que vem. A advogada e empresária diz que as visitas que tem recebido a ajudam a amenizar a ausência e saudade que sente do pai, e também da sua mãe, Dona Íris de Araújo.

“Receber os amigos, ouvi-los contando histórias dos meus pais, reconhecendo o legado de Iris Rezende, outros, mais jovens, que o admiram pela sua trajetória, é muito gratificante, traz muita paz para o meu coração e me coloca muito próxima dele, como sempre fomos”, frisou ao agradecer a homenagem recebida das mãos de Lucas do Vale.

Memorial

Para contar a história desse que é considerado um dos maiores líderes políticos da história de Goiás, Ana Paula prepara a inauguração do Memorial Iris Rezende, que está sendo montado no Centro Cultural Casa de Vidro, localizado no Jardim Goiás, em Goiânia. O Memorial, criado a partir de aprovação de Lei Municipal de autoria do então vereador, hoje deputado estadual, Clécio Alves (Republicanos), será também um espaço voltado para pesquisas e ofertas de cursos para a população, com área interativa e uso de diversas tecnologias.

“O meu pai era um ser político. Durante 70 anos, ele trabalhou com isso, pensando sempre no que era melhor para o povo e para Goiânia e isso transformou a cidade e o Estado de Goiás. Nós queremos que o Memorial Iris Rezende seja um lugar capaz de transformar as pessoas, queremos que elas entrem lá e possam sair de maneira diferente”, destaca Ana Paula.

Lembranças

Ana Paula lembra que acompanhou de muito perto as últimas administrações do pai e esteve ao lado dele no dia-a-dia das suas gestões como prefeito de Goiânia, nos mutirões, nas reuniões administrativas e no trato com as pessoas do povo, ocasiões em que, segundo ela, era impossível não se emocionar com a satisfação demonstrada pelo pai ao sentir que estava melhorando a vida das pessoas.

“Meu pai foi um grande mestre, que nunca se despiu das virtudes para se tornar um homem público. Ele nos ensinou que do poder se espera construção do Estado e da vida coletiva. Foi um político que nunca deixou de ser pai e de ser avô”, pontuou.

Candidatura em Goiânia

Citada pelo presidente do MDB goiano, vice-governador Daniel Vilela, como “a candidata dos sonhos do MDB” para a prefeitura de Goiânia, Ana Paula, que estrelou as pílulas partidárias da sigla veiculadas na televisão nas últimas semanas, tem sido reservada quando o assunto é a eleição em Goiânia. Ela diz que seu objetivo principal é manter vivo o legado do pai e sua história, mas que quer continuar perto da política. A emedebista afirma que ela e Daniel têm a responsabilidade de estarem juntos para sempre honrar a memória dos seus pais.

Aliados reforçam que, embora Ana Paula possa zelar pelo legado de Iris por outras frentes, ela teria muito mais condições de elevar o nome e as realizações do pai estando no alto de um mandato conquistado nas urnas. Para analistas, a espontaneidade ao nome de Ana Paula é um ponto extremamente favorável, que somada a outros fatores pode realmente culminar com o surgimento de uma candidatura forte e com grande viabilidade eleitoral em Goiânia.

“Ana Paula carrega um DNA de muita representatividade político/eleitoral, que está na memória do povo goiano como aquele que mais obras e realizações fez em Goiânia. Impossível ignorar o conteúdo político que acompanha Ana Paula Rezende e o fato que sua imagem há muito já foi intimamente associada à de seu pai. Isso, numa eleição majoritária, ajudaria. Ademais, é uma mulher sem rejeição e com juventude para imprimir suas digitais na política goiana”, avalia a cientista política Ludmila Rosa.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.