Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas entre os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro deste ano, divulgado nesta terça-feira (06/02), aponta que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), tem aprovação de 81,9% do eleitorado da capital, o maior índice de avaliação positiva já registrado por um governador goiano. O gestor estadual é desaprovado por apenas 13% dos entrevistados e outros 4,4% não souberam responder ou não opinaram.
Em julho de 2023, outro levantamento também realizado pela Paraná Pesquisas apontou que a gestão de Ronaldo Caiado tinha a aprovação de 76,6% de todos os goianienses, contra 19,6% que desaprovavam. A aprovação do governador goiano subiu quase 6% desde então.
Segundo o estudo, em outro parâmetro de avaliação, o governo Caiado é classificado positivamente por 72,2%% dos moradores da capital, sendo 32,8% que o avaliam como ótimo e 39,4% como bom. Os que consideram a atual gestão como regular somam 18,1%. Apenas 8,4% entendem como negativo o segundo governo de Ronaldo Caiado: 4,3% ruim, e 4,1% péssima. Nesse levantamento, não souberam ou não opinaram foram 1,3%.
Transferência de votos
A pesquisa avaliou, também, o impacto que uma indicação do governador Ronaldo Caiado teria na decisão do eleitor goianiense de votar em um eventual candidato. Segundo o levantamento, 30,7% dos eleitores disseram que votariam, com certeza, num candidato indicado por Caiado. 48,7% admitiram a possibilidade de votar nesse suposto candidato e 14,7% afirmaram que não votariam num candidato indicado pelo governador. Outros 5,9% não souberam ou não opinaram.
A pesquisa corrobora análises feitas por especialistas, que avaliam que a boa aprovação de Caiado na capital o coloca como o principal cabo eleitoral das eleições municipais, e que seu apoio será capaz de levar o candidato da base, no mínimo, ao segundo turno das eleições.
O estudo ouviu 680 eleitores do município de Goiânia com 16 anos ou mais em todas as regiões da cidade, entre os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro deste ano. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº GO-09948/2024.