Entre em contato

Política

Avaliação positiva da gestão Caiado ultrapassa 50%. A negativa é a menor já registrada por um governador goiano candidato à reeleição

De acordo com a pesquisa Serpes/OPopular, apenas 7,3% do eleitorado goiano considera o governo ruim ou péssimo, contra 50,2% que o avalia ótimo ou bom.

Publicado

on

A última pesquisa Serpes/OPopular, além da intenção de voto para o governo de Goiás, trouxe os números da avaliação do governo de Ronaldo Caiado, candidato à reeleição pelo União Brasil. Os dados mostram que a avaliação positiva da gestão Caiado subiu 8,7% em relação ao levantamento anterior e alcançou 50,2% de bom e ótimo, contra apenas 7,3% de ruim ou péssimo. 36,7% dos entrevistados apontaram como regular a atual administração estadual. A avaliação negativa do governo é a menor de um candidato à reeleição em Goiás, com menos da metade experimentada por Marconi Perillo em 2014 e menos de 25% da avaliação do governo de José Eliton, em 2018.

A terceira rodada da pesquisa Serpes/O Popular mostrou também um crescimento consistente das intenções de voto do governador Ronaldo Caiado. Ele registra 53,9% das indicações estimuladas, avançando 6,2 pontos porcentuais na comparação com os números divulgados em 21 de agosto.

Caiado tinha 37,6% das intenções de voto em 15 de julho, na divulgação da primeira pesquisa Serpes/O Popular. Subiu 10,1 pontos há três semanas (47,7%) e agora crava 53,9%. Em três rodadas, o candidato à reeleição cresceu 16,3 pontos porcentuais, consolidando vantagem para vencer a disputa no 1º turno, marcado para o dia 2 de outubro.

No período em que a candidatura à reeleição do atual governador cresceu substancialmente, os números de Gustavo Mendanha (Patriota), segundo colocado na pesquisa, mantiveram-se estagnados. O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia tem 19,2% das intenções de voto, 0,5 ponto porcentual a menos do que tinha em 21 de agosto (19,7%). Em 15 de julho, ele havia marcado 18,7%. Hoje, a distância entre Caiado e Mendanha é de 34,7 pontos porcentuais.

Em terceiro lugar na corrida pelo Palácio das Esmeraldas, o deputado federal Major Vitor Hugo (PL) tem 4,7% das menções estimuladas. O candidato oscilou 1 ponto porcentual na comparação com a sondagem anterior (3,7%). Na primeira pesquisa, o candidato do PL tinha 3,1%.

O ex-reitor da PUC-Goiás, Wolmir Amado (PT) assumiu o quarto lugar na disputa pelo governo de Goiás com 2,2% das intenções de voto. O petista tinha 0,6% na segunda rodada e 1% na primeira. A socióloga Cintia Dias (Psol) tem 1,4% e a professora Helga Martins (PCB), 0,9%. Edigar Diniz (Novo) registra 0,5% e professor Pantaleão (UP), 0,4%. O historiador Vinícius Paixão (PCO) não pontuou. Os indecisos somam 12,2%, enquanto 4,5% pretende não votar ou anular.

A pesquisa Serpes/O Popular entrevistou presencialmente 801 eleitores entre os dias 4 e 7 de setembro e tem margem de erro de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo GO-06481/2022.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.