O sonho de muitos alunos universitários de Goiás está ameaçado. Beneficiários da bolsa universitária, programa do Governo Estadual que contempla cerca de 10 mil alunos em todo o estado, ao custo mensal de R$ 10 milhões, podem perder o benefício, já que o Governo de Marconi Perillo (PSDB) não repassa o convênio às instituições de ensino há mais de 4 meses.
O Programa é gerido pela Organização da Voluntárias do Estado de Goiás – OVG e é firmado com várias faculdades em Goiás. Segundo os gestores dessas instituições a situação tá ficando insustentável, já que os bolsistas representam uma grande parcelas dos alunos das instituições. Uma dessas faculdades, inclusive, já teria comunicado aos alunos beneficiários da bolsa que deverão fazer, a partir desse mês, o pagamento integral da mensalidade, haja vista o calote do governo estadual.
A Secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, não tem sido muito otimista com relação à bolsa universitária, já que, para ela, a prioridade é conseguir pagar a folha de outubro de 2015 e só depois tratará do assunto. A Sefaz culpa o desequilíbrio financeiro do estado, agravado no início do quarto mandato de Marconi Perillo, pelo atraso dos benefícios.
A verdade que se extrai de toda a situação é que o Governo de Goiás enfrenta uma crise administrativa/financeira sem precedentes e, sem o aporte de recursos externos, é quase certo que o quadro de insolvência se agrave ainda mais. A má gestão acumulada do Governo Perillo durante mais de 12 anos em Goiás atingiu o ápice e não há mágica ou propaganda que consiga esconder o trágico quadro das finanças públicas.