O governador Ronaldo Caiado (UB) marcou presença na festa de aniversário do correligionário Elmar Nascimento, deputado baiano que é um dos favoritos para suceder Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados. O evento, que reuniu centenas de convidados do alto e médio escalão da política nacional, ocorreu na noite desta quarta-feira (10/07), na residência do deputado Waldemar Oliveira (Avante-PE), no Lago Sul, bairro nobre de Brasília.
Na oportunidade, Ronaldo Caiado falou sobre sua pretensão de disputar a presidência da República nas eleições gerais de 2026. O goiano já é citado pela mídia nacional como pré-candidato à sucessão do presidente Lula, e tem feito movimentos no sentido de dar solidez a essa condição. Desde o início do ano, pelo menos, Caiado tem aumentado sua participação em eventos Brasil afora, discutindo assuntos que são prioridades na pauta nacional, entre eles a segurança pública, hoje o maior gargalo da gestão petista.
“Ainda tem muito tempo, mas eu sou pré-candidato dentro do meu partido, o União Brasil. Estou trabalhando desde já, não vou esperar 2025. Já estou andando o Brasil todo, já estou fazendo minhas reuniões políticas, estou fazendo reuniões com empresários, prestadores de serviços, setor imobiliário, setor rural. Tenho conversado com evangélicos, católicos. Tenho andando”, frisou.
Sobre a viabilidade do seu projeto de disputar o Planalto em 2026, Caiado disse que é preciso construir as condições necessárias para que essa candidatura tenha o respaldo do eleitor. Segundo o governador goiano, para se viabilizar candidato ao cargo máximo da República, precisa, primeiro, avançar na construção de alianças partidárias e ter o apoio dos seus correligionários.
“Ninguém, na política, é candidato de ninguém se não tiver essa brecha, uma condição de você ter densidade eleitoral. É preciso construir essa condição”, explicou, reivindicando sua experiência de quase 40 anos de vida pública e de ter sido cinco vezes deputado federal, senador e duas vezes eleito governador do estado, além de ter concorrido ao Planalto em 1989.
Governador mais bem avaliado do Brasil, com índice de aprovação que chega a 86%, segundo pesquisa Genial/Quaest, Ronaldo Caiado avalia que o sucesso da sua gestão em Goiás, sobretudo pelos avanços conquistados em áreas prioritárias, como segurança pública e educação, lhe dão sustentação para se apresentar ao eleitorado brasileiro. Ele reconhece, no entanto, que o desafio é grande e que precisa trabalhar muito mais.
“Eu sou de um estado com quatro milhões de votos. Eu preciso trabalhar muito mais. Mas essas coisas não acontecem por acaso, é preciso percorrer um caminho. É preciso debater, discutir. Eu estou trabalhando”, pontuou.