Entre em contato

Política

Caiado avalia que há espaço para mais de uma candidatura de direita em 2026

O governador goiano reafirma seu propósito de disputar o Planalto nas próximas eleições gerais e, embora tenha consciência da importância do apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, reconhece que, assim como ele, outros nomes ligados à direita e centro-direita também vão postular a cadeira presidencial

Publicado

on

Ronaldo Caiado, governador de Goiás, ao lado do presidente do União Brasil, Antônio Rueda. Partido deve ter candidato próprio em 2026

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), disse que está decidido a “se apresentar à disputa” pela sucessão do presidente Lula nas eleições de 2026 e avalia que há espaço para mais de uma candidatura de direita e centro-direita no Brasil, embora a intenção seja construir uma aliança forte entre os partidos de oposição ao atual governo, e que tenha o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030 por força de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A declaração foi dada à Revista Veja, edição online publicada nesta sexta-feira (24/05).

“As sondagens mostram que há espaço para isso, e estou decidido a me apresentar à disputa. Lá na frente vamos tentar construir uma conciliação, mas acredito que, assim como eu, outros nomes podem ter a mesma disposição”, frisou. A declaração de Caiado é corroborada pelo governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), que disse que não seria surpreendente o registro de até três candidaturas de direita no próximo pleito.

Em matéria intitulada “Quem será o nome forte da oposição em 2026? A corrida eleitoral já começou”, a revista discorre sobre os movimentos dos principais atores da direita e que já são colocados como presidenciáveis. De acordo com a reportagem, cinco governadores e três senadores, além de líderes partidários, reuniram-se em Brasília para analisar os resultados da eleição passada e traçar cenários para 2026 diante da inelegibilidade de Jair Bolsonaro.

“Novo encontro da turma deve ocorrer ainda neste semestre. A iniciativa é mais uma prova de que a procura por um substituto para o ex-presidente nas urnas está em curso e que a campanha para impedir mais quatro anos de Lula promete ser uma das mais longas da história”, informa Veja.

Apoio

Sem esconder seu desejo de concorrer à Presidência da República em 2026, Ronaldo Caiado tem sido citado com frequência como nome certo para a disputa e tem recebido apoio dentro e fora do seu partido. Com a mudança no comando do União Brasil, com a saída de Luciano Bivar e a entrada de Antônio Rueda, o projeto presidencial de Caiado ganhou força. Lideranças do partido avaliam que a legenda deve mesmo lançar nome próprio ao Planalto nas próximas eleições e que o governador goiano é o principal nome da sigla para o desafio.

Em recente entrevista, o senador Sérgio Moro, correligionário de Caiado, disse que é preciso romper com a polarização que domina o país e defendeu a formação de uma frente de centro e centro-direita para tirar o PT do poder. Moro afirmou que planeja apoiar o governador Ronaldo Caiado no seu projeto de disputar a Presidência da República em 2026.

Outra liderança do União Brasil, o ex-prefeito de Salvador (BA), Antônio Carlos Magalhães Neto, o ACM Neto, que é vice-presidente do partido, em palestra na Fundação Fernando Henrique Cardoso, evento ocorrido na última terça-feira (22/05), afirmou que, se depender dele e de outras lideranças do partido, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, será o candidato da legenda na próxima eleição presidencial. Segundo Neto, o União Brasil terá um projeto próprio e que, nesse caso, o nome de Caiado surge naturalmente por sua experiência política e pelos resultados que tem obtido no Estado, principalmente nos setores de segurança pública e educação.

Desafio

Governador mais bem avaliado do Brasil, com aprovação de 86% da população goiana, segundo pesquisa Genial/Quaest, Ronaldo Caiado tem o desafio de levar toda essa popularidade para além das fronteiras de Goiás. Na sua estratégia para se firmar como um candidato competitivo, Caiado não tem perdido a chance de levar para os debates nacionais pautas sobre temas sensíveis e cujo sucesso da sua administração o deram toda popularidade atestada pelas pesquisas, como segurança pública, educação e a redução da pobreza em Goiás.

Com vistas a fortalecer seu nome para a disputa presidencial de 2026, Caiado decidiu que vai participar de eventos de campanha de candidatos a prefeito de outras capitais brasileiras, especialmente daqueles do União Brasil. Além disso, o goiano tem intensificado sua atuação frente à presidência do Consórcio Brasil Central, entidade que reúne os estados do Centro-Oeste, além do DF, Tocantins, Maranhão e Rondônia.

Em recente entrevista à Folha de São Paulo, Caiado considerou que tem o mesmo eleitorado de Bolsonaro e disse que pretende trabalhar para viabilizar seu nome na disputa pelo Palácio do Planalto em 2026 com o apoio do ex-presidente, isso, claro, se o liberal não tiver condições jurídicas de disputar a eleição.

“O eleitorado conservador hoje atinge próximo de 70% da população brasileira. Nós reconhecemos que o ex-presidente Bolsonaro conseguiu, como nenhum outro, aflorar esse sentimento. Se realmente ele tiver condições de ser candidato, é indiscutível a liderança que ele exerce para poder ser candidato. Ora, não sendo ele, a minha trajetória de vida é exatamente no mesmo eleitorado do presidente Bolsonaro”, enfatizou.

 

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.