O governador Ronaldo Caiado (UB) foi empossado para seu segundo mandato à frente do executivo goiano, em cerimônia realizada na tarde de ontem (1º/01), na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Único governador eleito e reeleito em primeiro turno da história da política goiana, Caiado participou do evento de forma virtual, direto de São Paulo, onde se recupera da cirurgia cardíaca realizada no último dia 8 de dezembro. Também tomou posse o vice-governador, Daniel Vilela (MDB).
Como tem sido desde o fim das eleições, Caiado repetiu seu respeito com a democracia e às urnas eletrônicas e se disse ainda mais comprometido com a gestão do Estado de Goiás do que estava há quatro anos. Em seu discurso, o governador lembrou as dificuldades encontradas no início da primeira gestão, elencou os avanços conquistados e reafirmou o compromisso de romper com o ciclo da pobreza no Estado.
“Estou aqui hoje unicamente pelo desejo da população e pela importância da democracia, a quem reafirmo meu compromisso. Estou aqui hoje muito mais comprometido com Goiás do que estava em 1º de janeiro de 2019. Estou aqui hoje para seguir com o compromisso popular de romper o ciclo da pobreza e fazer um Estado que se fortaleça pela educação”, ressaltou.
Caiado deixou claro que continuará fazendo um governo de avanços em todas as áreas, como foi nos últimos anos. De fato, de um estado com a quarta pior situação fiscal do país, condição herdada em 2019, Goiás hoje apresenta um dos melhores índices fiscais entre todas as 27 unidades da federação, tanto que Goiás foi alçado à nota B na Capacidade de Pagamento (Capag) da Secretaria do Tesouro Nacional, e hoje é o 9º colocado no Ranking de Competitividade dos Estados – Goiás era o 13º no ínicio do primeiro governo Caiado.
“Chegamos hoje superando todas as metas, atingindo uma situação nunca antes vivida no Estado de Goiás, com todas dívidas quitadas, salários pagos dentro do mês, consignados em dia, duodécimo aos poderes sem nunca ter atrasado”, disse Caiado. “Governar é unir esforços. É a união, independente de posicionamentos políticos, que pode e vai levar Goiás a avançar ainda mais”, pontuou Caiado ao afirmar que vai fortalecer a conduta de diálogo com prefeitos, estados e governo federal, em especial na área social, em que pretende atuar de forma complementar”, pontuou.