Entre em contato

Política

Caiado já aparece em terceiro na corrida presidencial, aponta pesquisa

De acordo com pesquisa Latam Pulse, realizada pela Atlas e Bloomberg, em dois dos cenários testados pelo levantamento, o governador goiano é o segundo nome da direita na intenção de voto para o Planalto em 2026

Publicado

on

Governador Ronaldo Caiado é o segundo nome do espectro da direita melhor posicionado na corrida presidencial de 2026

Pesquisa Latam Pulse, divulgada nesta terça-feira (11) pela Atlas/Intel Bloomberg, aponta o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), em terceiro lugar na corrida para presidente da República nas próximas eleições gerais. Em dois dos cenários testados pelo levantamento, Caiado é o segundo nome da direita com mais intenções de voto na disputa pela Presidência da República.

No primeiro cenário da pesquisa estimulada, Caiado aparece com 7,5% das intenções de voto, atrás do presidente Lula (PT), que vem em primeiro lugar com 40%, e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL/SP), que foi citado por 24,2% dos entrevistados. Segundo o levantamento, Caiado está à frente do cantor Gusttavo Lima, que teve 5,2% das menções; de Simone Tebet (MDB) com 4,4%; Sérgio Moro (UB), com 4,2%; e de Pablo Marçal, que tem 3,4% das intenções de voto.

Já com o nome do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, na cartela da pesquisa estimulada, Ronaldo Caiado aparece com 5,9% das intenções de voto, contra 28,2% do paulista e 41,1% do presidente Lula. Também neste cenário, Caiado aparece à frente do cantor Gusttavo Lima, que foi citado por 5,6% dos entrevistados.

A Atlas ouviu 3.125 eleitores brasileiros entre 27 e 31 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Para os governistas goianos, o resultado é extremamente positivo para Caiado, sobretudo porque o governador de Goiás ainda não iniciou sua caminhada pelo Brasil, o que denota que sua boa pontuação na pesquisa se deve exclusivamente ao sucesso da sua gestão à frente do executivo estadual goiano, principalmente na área da segurança pública, que é o principal gargalo do governo Lula e onde o petista amarga sua maior rejeição: 50% dos entrevistados consideram o desempenho do governo Lula ruim ou péssimo na área da segurança pública.

Pré-candidatura

Ronaldo Caiado já anunciou que fará o lançamento da sua pré-candidatura no dia 28 de março próximo, em Salvador, capital baiana administrada pelo correligionário Bruno Reis, reeleito nas últimas eleições municipais e que tem grande aprovação. A liderança do ex-prefeito ACM Neto também pesou na escolha de Caiado para o pontapé da sua pré-campanha.

Caiado tem o apoio da cúpula do seu partido, o União Brasil, e conta com o compromisso do presidente nacional da legenda, Antônio Rueda, que afirmou que vai trabalhar para que a sigla cresça e chegue em 2026 em condições de lançar seu próprio candidato para presidente da República. Para Rueda, o governador Ronaldo Caiado tem todas as condições para ser o nome do União Brasil para encabeçar o desafio de disputar o Planalto em 2026.

Em missão oficial à Índia, Caiado adiantou que a partir do lançamento da sua pré-candidatura vai intensificar sua caminhada pelo Brasil, a fim de se apresentar ao eleitorado brasileiro como alternativa a um modelo de governança que não funciona mais e que está perdendo a guerra para o crime organizado.

Do alto de 88% de aprovação em Goiás, segundo pesquisa Quest, e da condição de governador mais bem avaliado do Brasil, Caiado diz que se apresentará aos leitores brasileiros com as mesmas credenciais que o colocam como exemplo de administrador público e que tem os melhores índices de aprovação para educação, segurança pública e política fiscal, entre todos os estados brasileiros.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.