A última pesquisa Atlas/Intel Bloomberg, divulgada na segunda-feira (11), trouxe o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, em terceiro lugar na intenção de voto para presidente da República, com 7,5% das menções. Em dois dos cenários analisados pela pesquisa, o goiano é o segundo nome da direita mais citado pelos entrevistados para ocupar o principal cargo da República.
Os números, segundo analistas, revelam que boa parte do eleitorado brasileiro enxerga a necessidade de resgatar os princípios da direita no Brasil e, cada vez mais, de se afastar da extremização. A leitura da pesquisa permite inferir que boa parte dos brasileiros busca líderes que inspirem confiança e que construam pontes ao invés de muros. E é nesse sentido que Ronaldo Caiado ganha notoriedade nacional e desponta com grande viabilidade eleitoral para a disputa de 2026.
A desidentificação da direita com o conservadorismo exacerbado e as práticas autoritárias dos extremistas tem levado muitos eleitores a buscarem novas referências políticas, que não se encontrem imersas nas radicalizações. Nesse sentido, mais uma vez, o nome de Caiado é citado como capaz de unir a direita brasileira.
Para especialistas em marketing político, Caiado representa um modelo de liderança que valoriza o diálogo e a construção de consensos, além de grande apelo no campo do desenvolvimento econômico, da segurança pública e do agronegócio, com uma postura menos ideológica e distante da extrema-direita. É um candidato, afirmam, muito mais fácil de ser construído do que qualquer um dos outros nomes que se apresentam para a disputa de 2026.
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