Entre em contato

Política

Caiado tem a melhor avaliação entre os presidenciáveis de direita, aponta pesquisa

Levantamento Genial Quaest, publicado nesta quinta-feira (11), avaliou quatro governadores cujos nomes aparecem como possíveis candidatos a presidente da República em 2026 e que representam o espectro da direita no Brasil

Publicado

on

Ronaldo Caiado é o governador mais bem avaliado do Brasil, com aprovação de 86% da população goiana

Foi publicada hoje (11/04) a primeira rodada da pesquisa Genial/Quaest sobre a avaliação dos governadores Tarcisio de Freitas, de São Paulo; Romeu Zema, de Minas Gerais; Ratinho Jr, do Paraná; e de Ronaldo Caiado, de Goiás. Os quatros despontam como possíveis candidatos a presidente da República em 2026 e têm em comum o fato de representarem o campo da direita, espectro que tem como expoente no Brasil o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O levantamento aponta que o governador Ronaldo Caiado tem a melhor avaliação entre os nomes testados no estudo. A aprovação do governo estadual goiano chega a 86%. Apenas 12% dos entrevistados disseram desaprovar o governo Caiado e 2% não souberam opinar ou não responderam. Em segundo lugar, aparece Ratinho Jr, que tem 79% de aprovação. Tarcísio de Freitas e Romeu Zema empatam com 62% cada um em seus respectivos estados.

De acordo com Felipe Nunes, diretor da Quaest, a pesquisa tem como objetivo mostrar, de forma mais clara, o potencial político que cada governador tem “dentro de casa”. Os nomes testados, diz Nunes, são, em tese, os que disputam o espólio de Jair Bolsonaro na eleição de 2026, já que o ex-presidente não poderá disputar a sucessão do presidente Lula, em virtude de ter sido declarado inelegível até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral.

A pesquisa também testou a avaliação dos governos estaduais, levantamento que permite apontar o saldo de avaliação, calculado pela diferença entre menções positivas e negativas, que cada gestor acumula. Novamente, Ronaldo Caiado é o melhor avaliado. O governador de Goiás tem 70% de avaliação positiva e apenas 6% de negativo, portanto um saldo de avaliação de 64%. Nesse critério, Ratinho Jr é o segundo, com 52%, seguido por Tarcísio de Freitas, que aparece com 25% de saldo de avaliação. Romeu Zema é o último, com 23% de saldo.

O governo Caiado também lidera na avaliação das áreas de atuação do Governo Estadual, com destaque para a segurança pública, onde alcança 69% de aprovação, contra apenas 10% de menções negativas. Na educação, outra área prioritária para os brasileiros, Caiado tem 67% de menções positivas e somente 8% de negativas. No indicador geração de emprego e renda, o governo goiano recebeu 62% de avaliação positiva.

Para Felipe Nunes, além de ser o governador mais bem avaliado entre os governos pesquisados, Ronaldo Caiado mostra muita força eleitoral e tem construído uma política de segurança pública que tem tudo para servir de plataforma para seu pretenso projeto presidencial para 2026.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 1.127 eleitores em Goiás no período de 4 a 7 de abril. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas face-a-face, através de aplicação de questionários estruturados. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Paraná Pesquisas

Pesquisa realizada em todo o Brasil com o objetivo de consultar a população sobre o ambiente político do País, feita pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgada no final de março, aponta crescimento do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) na intenção de voto para presidente da República nas eleições de 2026.

Num dos cenários estimulados, testados pelo estudo, sem a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Caiado aparece dividindo o terceiro lugar, em empate técnico com a atual ministra do Planejamento do governo Lula, Simone Tebet (MDB), com 7,7% das intenções de voto. Neste cenário, Lula tem 36,9% da preferência dos eleitores, seguido por Ciro Gomes (PDT), que tem 13,9% das intenções de voto, à frente da própria Tebet, que aparece com 9%.

Caiado considera que tem o mesmo eleitorado de Bolsonaro e tem dito que pretende trabalhar para viabilizar seu nome na disputa pelo Palácio do Planalto em 2026 com o apoio do ex-presidente, isso, claro, se o liberal não tiver condições jurídicas de disputar a eleição.

“Não sendo ele, a minha trajetória de vida é exatamente no mesmo eleitorado do presidente Bolsonaro”, enfatiza.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.