Os primeiros 100 dias do segundo mandato do governador Ronaldo Caiado (UB), único governador goiano eleito e reeleito em primeiro turno, marca o registro de um recorde na avaliação positiva de administrações estaduais na capital, nesse período. De acordo com levantamento do Instituto Percent Brasil, encomendada pelo site de notícias G5News, a gestão de Caiado é avaliada positivamente por 69,6% da população goianiense. É o maior índice de aprovação já registrado por um governador na capital do Estado, e esse fato coloca Ronaldo Caiado como o principal cabo eleitoral com vistas à eleição do ano que vem em Goiânia.
De acordo com o levantamento, 18,1% dos entrevistados consideram o governo Caiado ‘ótimo’, e outros 51,5% o avaliam como ‘bom’. As menções negativas somam apenas 26,6%. Outros 3,9% não sabem ou não opinaram. A pesquisa, que ouviu 800 eleitores das diversas regiões de Goiânia, foi realizada entre os dias 29 de março e 5 de abril, e tem margem de erro de 3,46 pontos para mais ou para menos.
Voando em céu de brigadeiro, Caiado desfruta de um cenário avaliado por analistas como um dos mais favoráveis a um chefe de Executivo estadual nos últimos 16 anos, pelo menos. A postura republicana do governador, que fez um primeiro mandato em parceria com os gestores municipais e demais forças políticas do Estado, independente de matiz ideológica, somada ao comportamento democrático demonstrado pelo gestor goiano em defesa das instituições e do resultado as urnas, são, segundo os especialistas, elementos caros à percepção dos eleitores, mas o que mais contribuiu para a boa avaliação do governador foi, sem dúvidas, tudo que já foi efetivamente realizado e que de fato mudou a vida das pessoas. Além disso, os anúncios de investimentos bilionários, o início de obras de grande relevância, e também a ampliação dos programas sociais no Estado, insuflaram ainda mais os números favoráveis a Ronaldo Caiado.
Embora falte cerca de um ano e meio para as eleições municipais, nos bastidores da política, é consenso que o apoio de Ronaldo Caiado será fundamental para qualquer candidato, partido e/ou coligação que almeja de fato a vitória na disputa pelo Paço no ano que vem. A avaliação é que ter no palanque um governador do Estado tão bem avaliado pelo eleitorado da capital representaria um reforço determinante para o sucesso nas urnas. Palacianos dizem, no entanto, que para ter o apoio do governador, o pretenso candidato terá que mostrar que tem viabilidade não só política, mas principalmente eleitoral.