Entre em contato

Política

“Comportamento republicano de Caiado garante total autonomia do Ministério Público de Goiás”, afirma procurador-geral

Em evento que marcou a inauguração da sede das promotorias de Planaltina, no entorno do DF, Cyro Terra ressaltou o comportamento republicano do chefe do Executivo estadual, fato que, segundo ele, garante que o MP goiano tenha independência para cumprir o seu papel constitucional

Publicado

on

Chefe do Ministério Público goiano, Cyro Terra Peres reconhece que atuação do governador Ronaldo Caiado garante respeito e independência da instituição

Durante evento de inauguração da sede das promotorias de Justiça de Planaltina, no Entorno do Distrito Federal, o procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres, fez um contundente discurso para ressaltar o comportamento republicano que o governador Ronaldo Caiado tem dispensado ao Ministério Público goiano e aos demais poderes independentes do estado. Segundo Terra, Caiado age com total respeito à instituição, fato que tem garantido a plena autonomia e independência do Ministério Público.

“Gosto sempre de agradecer o governador em público e dizer do respeito que ele tem pelo Ministério Público, porque não é um respeito apenas de discurso, é um respeito que garante plenamente a nossa autonomia e a nossa independência. É o respeito de quem repassa todos os recursos orçamentários para que o Ministério Público possa funcionar com total liberdade”, frisou.

Cyro Terra ressaltou, ainda, que, desde a ascensão de Ronaldo Caiado ao governo de Goiás, nunca houve situações em que os poderes independentes de Goiás, entre eles o MP-GO, precisassem pedir, ou dialogar nesse sentido, “porque o governador sabe quais são as necessidades e a importância da nossa instituição”, lembrou.

Para ilustrar o comportamento republicano do governador, o chefe do Ministério Público goiano narrou uma situação ocorrida quando Caiado visitou a instituição e recebeu o agradecimento do diretor-geral do órgão, servidor há quase duas décadas, pelos repasses em dia do duodécimo ao Ministério Público.

“Ao ouvir o agradecimento do nosso diretor-geral, o governador Caiado se assustou, e disse assim: ‘uai, mas não tá escrito na Constituição que o repasse tem que ser feito todo mês?’. Aí, nosso servidor respondeu: ‘Sim, mas ninguém antes do senhor nunca repassou. Nunca! Usavam como moeda de troca para submeter o procurador-geral e o Ministério Público a interesses inconfessáveis’. O governador nem sabia disso, porque para ele é tão natural fazer o que é certo, que nem precisava dizer”, contou o PGJ.

Cyro Terra termina sua fala dizendo que é preciso fazer esse reconhecimento público, porque, de acordo com ele, a atitude do governador Ronaldo Caiado, ao garantir a independência dos órgãos autônomos de Goiás, garante também a construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais segura.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.