Contra o preconceito do adversário e seus aliados, que não pouparam críticas injustas e vergonhosas contra sua idade, Iris Rezende Machado, 82 anos, vence, pela quarta vez, a eleição para Prefeito de Goiânia, com mais de 379 mil votos, 101 mil a mais do que o candidato do governador, Vanderlan Cardoso, do PSB.
A campanha, principalmente nos últimos dias, foi apelativa e de muito baixo nível por parte dos adversários de Iris Rezende. Blogs ligados ao Governo de Goiás, inclusive mantidos com verbas públicas estaduais, perderam a compostura e passaram a especular, sem nenhum pudor, sobre a possibilidade de Iris não conseguir terminar o seu mandato, dada a sua idade. A iminência da derrota levou marconistas e pessebistas ao desespero total e notícias falsas de supostos crimes praticados pela campanha do PMDB induziram a justiça eleitoral ao erro.
Alheio a tudo isso, Iris Rezende permaneceu firme e sereno. Sua conduta e experiência de homem público, que está há mais de 50 anos na vida pública, possibilitaram que ele conduzisse sua campanha sem sobressaltos, levando ao eleitorado suas propostas e seu conhecimento sobre Goiânia. Venceu a sensatez.
A maiúscula vitória de Iris Rezende sobre Vanderlan, candidato apoiado por Marconi Perillo, representa o reequilíbrio das forças políticas no Estado e tira o Governador da zona de conforto, zerando o jogo sucessório de 2018. As fichas que Marconi Perillo apostou em Vanderlan mostram o quanto a prefeitura de Goiânia é importante para a disputa estadual.