Em entrevista na manhã desta segunda-feira (03/07), o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, que também é presidente do MDB estadual, disse que o governador Ronaldo Caiado (UB) é hoje um nome que vai de encontro às expectativas da população brasileira para o pleito de 2026. De acordo com Vilela, citando reportagem da Revista Veja, o eleitorado brasileiro cansou do radicalismo que tomou conta da política nos últimos quatro anos, e quer alguém que demonstre equilíbrio nas suas ações. A declaração foi dada ao jornalista Jackson Abrão, do jornal O Popular.
“Não só acredito no seu projeto nacional, como tenho certeza absoluta do perfil que Ronaldo Caiado tem e que representa o desejo de uma grande parcela da população. A Revista Veja trouxe uma reportagem bem detalhada do perfil desse eleitorado que será decisivo na próxima eleição para presidente. É uma relevante parte do eleitorado que não se satisfaz com os extremos nem de direita e nem de esquerda, e acho que Ronaldo Caiado, com dois mandatos de governador, vai muito de encontro a esse desejo de centro, de equilíbrio, de competência e sem radicalismos”, avaliou.
A avaliação de Daniel Vilela também é corroborada por pesquisa divulgada pelo jornal Valor Econômico no início do mês passado. Elaborada pelo Instituto Locomotiva e Ideia Instituto de Pesquisa, o estudo aponta que a maioria do eleitorado brasileiro mais à direita do espectro político está disposta a abandonar o radicalismo bolsonarista e caminhar ao lado de uma nova liderança da direita que reúna o equilíbrio necessário para tocar as políticas públicas que o país tanto demanda.
De acordo com o estudo, 54% dos eleitores que votaram em Bolsonaro no ano passado disseram que estão dispostos a apoiar uma nova liderança da direita, mesmo que esse nome não tenha o apoio do ex-presidente. A pesquisa apontou que apenas 18% dos bolsonaristas, ou cerca de 9% do eleitorado total, não enxergam ninguém além de Bolsonaro para liderar a direita.
O próprio Ronaldo Caiado, em entrevista recente a um veículo de repercussão nacional, manifestou entendimento no sentido de que o brasileiro cansou da política beligerante que tomou o país nos últimos anos. Para o chefe do executivo goiano, aquele que pretenda reivindicar o posto de líder de oposição no cenário nacional terá que agir com inteligência e se afastar dos extremos que alimentaram a polarização política no Brasil.
“A nível nacional, quem pode efetivamente comandar um processo de oposição é quem mostrar que realmente conseguiu construir algo. O brasileiro já está cansado de posições extremadas. Ninguém aguenta mais essa discussão beligerante que tomou a política brasileira, ninguém mais tem estômago para isso. O Brasil quer um processo de acalmia, quer eleição, quer resultado, mas ele não tolera mais esse enfrentamento, esse quadro de um vai pro céu e o outro vai pro inferno. Só vai ter sucesso na oposição no Brasil, quem agir com inteligência, com argumentos, com conteúdo, com capacidade de debater, e o lado raivoso, que mostra total incapacidade de argumentar, esse aí vai ser cada vez mais desprezado pela população”, aposta Caiado.