Entre em contato

Política

Daniel Vilela desponta como favorito à sucessão de Caiado, indica pesquisa

No mais recente levantamento realizado pelo Goiás Pesquisas, o emedebista aparece com 26,12% das intenções de voto, abrindo quase dez pontos percentuais de vantagem sobre o ex-governador Marconi Perillo (PSDB)

Publicado

on

Vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, tem o apoio do governador Ronaldo Caiado para a disputa de 2026

Pesquisa de intenção de voto para governador de Goiás, divulgada pelo Instituto Mais Goiás nesta segunda-feira (17), mostra liderança do vice-governador, Daniel Vilela (MDB), na corrida à sucessão do governador Ronaldo Caiado (UB), em 2026. Segundo o levantamento,  Vilela lidera o cenário estimulado com 26,12%, consolidando-se como o principal nome da base caiadista. A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de fevereiro de 2025, com 1.003 eleitores, e apresenta margem de erro de 3,3 pontos percentuais.

De acordo com o levantamento, em segundo lugar, quase 10 pontos atrás, vem o tucano Marconi Perillo, que foi citado por 16,75% dos entrevistados. Em terceiro lugar, aparece a deputada federal Adriana Accorsi (PT), com 11,37%, após disputar pela terceira vez consecutiva a Prefeitura de Goiânia. Na sequência, surge o senador Wilder Morais (PL), com 9,87%.

A pesquisa também revelou um alto índice de indecisão: 14,96% afirmaram que pretendem votar em branco ou anular o voto. 20,94% disseram ainda não saber em quem votar ou preferiram não opinar.

A pesquisa aponta que, com quase dez pontos de vantagem sobre seu principal adversário, Daniel Vilela emerge como forte favorito na disputa pelo Palácio das Esmeraldas. O apoio do governador Ronaldo Caiado e a força da base caiadista reforçam sua posição. À medida que 2026 se aproxima, a expectativa é que a corrida eleitoral se intensifique, mas Daniel já demonstra solidez e potencial para liderar o cenário político em Goiás.

Segundo analistas, o resultado do levantamento mostra que o eleitor goiano acena com o desejo de manter a continuidade de um governo que é o mais bem avaliado do Brasil. Apesar do grande lapso temporal que separa a atual conjuntura do pleito de 2026, como sucessor natural do governador Ronaldo Caiado, que tem uma aprovação recorde (88%, segundo a Quest), Daniel já carrega a esperança de que a transformação vivida pelo Estado de Goiás nos últimos seis anos continue num eventual governo emedebista.

A máxima de que “em time que está ganhando não se mexe” pode dar o tom da campanha eleitoral no próximo ano, e a pesquisa aponta que o eleitor não está disposto a trocar o certo pelo duvidoso. Prova disso é que Daniel tem o menor índice de rejeição entre todos os nomes testados, apenas 6,7% dos entrevistados rejeitam o emedebista.

 

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.