Secretário de Governo da gestão Iris Rezende e presidente do Gabinete de Gestão de Crise instalado pela Prefeitura de Goiânia para deliberar sobre ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, Paulo Ortegal falou hoje, 16/06, em live transmitida pelas redes da Prefeitura, sobre as medidas já adotadas pela administração municipal para conter a propagação do novo coronavírus na cidade e das perspectivas do processo de reabertura gradual e seguro de novos segmentos econômicos para os próximos dias. A entrevista foi conduzida pelo secretário Municipal de Comunicação, Vassil Oliveira.
Ortegal se disse surpreso com a iniciativa de alguns vereadores de Goiânia, que propuseram aprovar um decreto legislativo para permitir a reabertura total dos segmentos comerciais e de serviços que ainda permanecem fechados na capital. Segundo ele, essa medida não representaria o sentimento de toda a Câmara, senão de alguns poucos vereadores e vereadoras e que não acredita que esse expediente prosperará no parlamento municipal.
“Confesso que fiquei um pouco surpreso com essa notícia de que estariam propondo um decreto legislativo para reabrirem o comércio. Acho que é a única capital do Brasil que tem uma propositura nesse sentido. Creio que isso não é a vontade da maioria dos vereadores, pode ser a vontade de um ou outro vereador, mas vejo que esse decreto não deve prosperar, até porque não me parece constitucional”, afirmou, reiterando que a maioria das pautas discutidas na Câmara já estão sendo tratadas no Gabinete de Gestão de Crise, inclusive com a participação de integrante do legislativo municipal.
Paulo Ortegal lembrou que a relação do Paço com a Câmara Municipal tem sido a melhor possível e que os vereadores sempre foram parceiros da Prefeitura na aprovação de matérias de interesse da população e que nesses três anos e meio nunca deixaram de atuar firmemente com o Paço na busca de soluções para a população goianiense.
“Não temos o que reclamar da Câmara. Os vereadores sempre estiveram conosco, nos apoiando nas matérias de interesse da Prefeitura e, consequentemente, de interesse da população. A Câmara sempre cumpriu com muita responsabilidade o seu papel, desde a aprovação da reforma da previdência, até hoje, não temos ressalvas a fazer”, lembrou.
Mais uma vez, o secretário de Governo lembrou que a Prefeitura trabalha para uma flexibilização das atividades econômicas de forma segura, baseada em notas técnicas emitidas pela autoridade de saúde do município, e que já a partir desta semana deve se iniciar o processo de reabertura de mais segmentos na cidade. “Sempre de forma segura e apoiadas por estudos técnicos”, ressalta.