Entre em contato

Política

Em meio a rombo bilionário, Mabel assume o Paço com o desafio de mudar relação com a Câmara Municipal

Marcada por pressão de vereadores e falta de autonomia, gestão Rogério Cruz termina com colapso dos serviços públicos municipais e mais de R$ 2 bilhões de rombo nas contas públicas da capital

Publicado

on

Durante cerimônia de posse, Sandro Mabel diz que manterá diálogo com a Câmara Municipal; Romário Policarpo é eleito presidente da Casa pela quarta vez consecutiva

O agora prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), assumiu oficialmente o cargo nesta quarta-feira (1º/01) anunciando para hoje (02/01) uma série de decretos voltados à eficiência administrativa em áreas prioritárias como saúde, educação e trânsito. Entre outros desafios, Mabel assume, segundo sua equipe de finanças, um rombo de mais de R$ 2 bilhões nas contas públicas do município, em meio ao colapso de serviços essenciais, como atendimento na área da saúde e zeladoria. Além disso, o novo prefeito terá pela frente a missão de mudar a relação entre o Executivo e a Câmara de Vereadores, que foi desequilibrada pelo fiasco da gestão equivocada de Rogério Cruz e sua nítida fraqueza política.

A legislatura que se encerra, mas que teve 60% da sua composição mantida em virtude da reeleição dos seus principais nomes, embora busque discrição quando o assunto é o fracasso da gestão Rogério Cruz, tem uma responsabilidade enorme diante da grave crise que assola o município, especialmente na área da saúde. A omissão, a conivência e a incompetência dos vereadores em fiscalizar a aplicação dos recursos públicos são fatos evidentes e se refletem diretamente no caos administrativo que se vive na capital, uma herança indigesta para a gestão de Sandro Mabel que se iniciou no primeiro dia de 2025.

Além, portanto, de ter como desafio administrar o rombo deixado pela gestão anterior, Sandro Mabel precisará restabelecer uma relação equilibrada com a Câmara Municipal, atuando para se distanciar do viés fisiológico que marcou a relação dos vereadores com o Paço nos últimos quatro anos. A composição de poder no legislativo municipal praticamente não mudou, mas é fato, também, que o novo prefeito se situa em outro patamar, com vasta experiência política adquirida a partir de sua convivência, durante seus mandatos como deputado federal, com o alto clero da política nacional e estadual, além do apoio do governador Ronaldo Caiado (UB).

Durante a cerimônia de posse, Mabel expressou espírito público ao dizer que pretende manter uma relação republicana com a Câmara de Vereadores, priorizando o diálogo. O novo prefeito ressaltou que espera reciprocidade do legislativo para atingir o objetivo que acredita ser de todos: recolocar a capital de pé.

“Nós temos conversado com os vereadores e vamos continuar com essa boa relação. Quero dizer que assumo a Prefeitura com muita disposição e meu secretariado também. Vamos colocar a cidade de pé. Estou muito animado, com muita vontade, afirmou”.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.