Entre em contato

Política

Esquema de corrupção na Valec pode ter beneficiado políticos goianos.

Publicado

on

Preso na operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção bilionário na Perobrás, o presidente da construtora Camargo Corrêa, Dalton Avancini, revelou que idêntico esquema de corrupção também existiu nas obras de construção da Ferrovia Norte-Sul.

Segundo o executivo da construtora, que está em prisão domiciliar e usando tornozeleira eletrônica, o “modus operandi” de pagamento de propina seguia os mesmos moldes daquele praticado na Petrobrás, inclusive com a criação de um cartel que decidia quem iria assumir as obras da ferrovia.

A Camargo Corrêa participou de mais de R$ 1 bilhão em contratos firmados com a Valec, estatal que administra as ferrovias brasileiras. A Valec foi presidida pelo goiano José Francisco das Neves, o Juquinha, de 2003 a 2011, acusado de desviar mais de R$ 90 milhões da estatal e que chegou a ser preso, juntamente com sua esposa e filhos. Avancini disse que a propina paga pelos empreiteiros irrigava cofres de partidos políticos e agentes públicos.

O ex-presidente da estatal, Juquinha das Neves, tinha trânsito livre entre os políticos goianos e chegou a ser procurado pelo atual governador de Goiás, Marconi Perillo, conforme revelou grampo da Polícia Federal. Na gravação, autorizada pela justiça, é possível ouvir Marconi oferecendo a Juquinha a Secretaria das Cidades, o qual teria carta branca para nomear quem ele quisesse para ocupar a pasta.

Na oportunidade, Perillo elogia Juquinha, dizendo que ele é um grande alavancador de verbas e que seria mais do que um avião, seria um “supersônico” na arte de levantar dinheiro. Uma semana depois da conversa Juquinha  foi preso e agora responde o processo em liberdade.

A justiça Federal do Paraná vai ouvir novamente o empreiteiro Dalton Avancini para que ele dê detalhes do esquema montado na Valec e quais os políticos foram beneficiados com dinheiro da propina.

Continue Reading

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.