O secretário Estadual de Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, enviou ofício a todos os prefeitos goianos solicitando que enviem para e-mail específico da Secretaria a lista de demanda por procedimentos eletivos (consultas, exames e procedimentos cirúrgicos) do município. A intenção do governo, segundo o documento, é ampliar o acesso dos pacientes a procedimentos eletivos nas unidades de saúde da Rede Estadual de Hospitais.
Ocorre, no entanto, que já há uma lista de aproximadamente 55 mil pacientes que aguardam procedimentos eletivos em Goiás. Alguns desses pacientes esperam atendimentos desde 2005. Apenas em Goiânia, cerca de 23 mil pessoas aguardam a realização de procedimentos eletivos, algo em torno de 15 mil já estariam, inclusive, regulados.
Na prática, portanto, o Governo de Goiás está criando uma fila paralela e que vai beneficiar os indicados pelos prefeitos e secretários de saúde dos municípios em detrimento daqueles que aguardam atendimento na imensa fila formada ao longo dos anos.