O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, representou contra o promotor de Justiça goiano, Fernando Krebs, titular da 57ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Goiânia, do MP-GO, por um comentário feito pelo promotor durante uma entrevista dada a uma rádio da Capital.
Na oportunidade, Fernando Krebs teria dito que “Gilmar Mendes é o melhor laxante do Brasil, já que ele solta todo mundo, sobretudo criminosos do colarinho branco”. Por essa razão, Mendes encaminhou à Corregedoria Nacional do Ministério Público manifestação no sentido de apurar a possível responsabilidade disciplinar do promotor.
Ouvido pelo Blog, Fernando Krebs disse que está tranquilo e que irá se defender tempestivamente. Adiantou, no entanto, que sua declaração foi feita fora do exercício da função e totalmente dissociada do cargo que ocupa e assim não configuraria violação dos deveres funcionais.
Ademais, lembra o promotor, sua fala teve uma conotação muito mais cômica do que um juízo de valor a respeito das atitudes do ministro, já que é público e notório as piadas que os brasileiros fazem sobre o exacerbado número de habeas corpus concedido por Gilmar nos últimos dias. “Minha opinião está protegida pela liberdade de expressão, direito assegurado pelo próprio Supremo”, afirma.