Apesar do aumento do número absoluto de casos de Covid-19 e do aumento do registro de óbitos causados pela doença, Goiânia continua figurando entre as sete capitais brasileiras com os menores índices de mortes por coronavírus proporcionais à sua população. O índice de curados/recuperados da doença também chama atenção: 87% dos infectados venceram a Covid-19. 2% continuam internados e 8% estão sendo monitorados.
De acordo com o relatório epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia na tarde do último domingo, 26/07, a capital registrava 13.571 casos da doença com 414 óbitos. Na análise proporcional à população, a capital goiana registra 27,31 mortes por cada grupo de 100 mil moradores, índice cerca de 34% abaixo da média nacional, que é de 41,45 óbitos por cada grupo de 100 habitantes. A taxa de letalidade da Covid-19 em Goiânia é de 3%.
As capitais que registram os piores índice nessa análise são Belém-PA, com 137,8 mortes/100 mil; Fortaleza-CE, com 137,19 óbitos/100 mil e Recife-PE, com 126,33 vidas perdidas para a Covid-19 em cada grupo de 100 mil habitantes.
Entre as razões para a boa colocação de Goiânia, especialistas avaliam que as primeiras medidas de isolamento social decretadas pelas autoridades locais, quando esse índice chegou perto de 70%, foram fundamentais para retardar o aumento do número de infectados, o que permitiu uma maior estruturação da rede de saúde para atendimentos dos doentes com Covid-19. Goiânia, hoje, disponibiliza quase 400 leitos para tratamento da doença, sendo quase a metade deles de UTI.
Além da criação e ampliação constante do número de leitos exclusivos para atendimento dos infectados pelo novo Coronavírus, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, criou a Central Humanizada Covid-19, uma central para atendimento virtual e que presta todas as informações à população em relação à doença. Isso tem evitado que pacientes se desloquem desnecessariamente aos postos de saúde e corram riscos de infecção.
Na semana passada, a Prefeitura anunciou que vai iniciar uma testagem em massa da população. Cerca de 270 mil testes foram adquiridos pela SMS e uma parceria foi firmada com o Estado de Goiás para que a população da capital também tenha acesso aos testes cadastrados por aplicativos.