Entre em contato

Política

Goiânia será administrada por um Conselho Político composto pelo prefeito Rogério Cruz, secretários municipais e pelo filho de Maguito, Daniel Vilela

Decreto criando o Conselho Político de Apoio ao Prefeito foi publicado ontem, 27, no Diário Oficial do Município. O organismo terá a finalidade de auxiliar a tomada de decisões, o desenvolvimento de planos e o acompanhamento de ações governamentais no âmbito da administração municipal de Goiânia

Publicado

on

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, do Republicanos, que assumiu o cargo definitivamente depois da morte do prefeito eleito em novembro, Maguito Vilela, decidiu que vai compartilhar sua gestão com um grupo de notáveis intiulado Conselho Político de Apoio ao Prefeito. Entre os nomeados para compor o organismo está o filho de Maguito e presidente do MDB goiano, Daniel Vilela.

O decreto de criação do Conselho foi publicado ontem, 27, no Diário Oficial do Município. Segundo o documento, será de competência do grupo formular, propor, desenvolver, auxiliar e elaborar ações, programas e diretrizes necessárias na implementação de ações e projetos a serem desenvolvidos no âmbito das políticas públicas, além de propor as medidas necessárias ao seu adequado desenvolvimento.

O Conselho funcionará por tempo indeterminado e vai se reunir semanalmente no gabinete do prefeito Rogério Cruz para a realização das suas atividades. A redação do decreto não deixa claro se o organismo terá funções deliberativas ou apenas consultivas.

Depois da morte de Maguito Vilela e a efetiva assunção ao cargo de prefeito de fato da Capital, analistas políticos avaliavam que Rogério Cruz buscaria estabelecer maior autonomia no comando da administração municipal, inclusive dando cara à sua gestão, afastando-a, gradativamente, do estigma de gestão Maguito Vilela, como foi inaugurada.

Com a criação do Conselho, percebe-se que Rogério Cruz está disposto a dividir com Daniel Vilela, que até então não tinha nenhuma ligação oficial com a administração municipal, a gestão da Capital. Como integrante do Conselho de Apoio ao Prefeito, o emedebista agora terá voz nas decisões do Paço, muito provavelmente, inclusive, para avalizar ou não uma maior proximidade de Rogério Cruz com o governador Ronaldo Caiado.

Além de Daniel Vilela, compõem o Conselho de Apoio ao Prefeito os seguintes integrantes da administração municipal: José Alves Firmino – Secretário Particular do Prefeito; Andrey Sales de Souza Campos Araújo – Secretário Municipal de Governo; Luiz José Bittencourt – Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana; Agenor Mariano da Silva Neto – Secretário Municipal de Planejamento Urbano e Habitação; Euler Lázaro de Morais – Secretário Municipal de Relações Institucionais; Leandro Vilela Velloso – Secretário Extraordinário; e Bruno Carvalho da Rocha Lima – Secretário Municipal de Comunicação.

 

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.