Entre em contato

Política

“Goiás reduz a pobreza e emancipa os goianos”, afirma Gean Carvalho

Secretário de Comunicação do Governo de Goiás, Carvalho cita dados divulgados pelo IBGE, que apontam que o estado governado por Ronaldo Caiado foi o segundo que mais reduziu a pobreza entre todos os demais entes da federação, em índices que somam quase o dobro da média Brasil

Publicado

on

Gean Carvalho: "trabalho competente comandado por Gracinha Caiado alcança resultados efetivos"

Em artigo publicado no jornal O Popular desta quinta-feira (14/12), intitulado “O social que dá certo”,  o secretário de Comunicação do Governo de Goiás, Gean Carvalho, faz uma acertada análise do que tem representado os programas sociais de amplo alcance, que fazem parte da política estadual de acolhimento e emancipação da população mais vulnerável do estado. Comandado pela primeira-dama Gracinha Caiado, o Goiás Social,  explica o secretário, atua em três eixos: o emergencial, o protetivo e o emancipatório. “O objetivo é transformar a vida das pessoas que mais precisam”, afirma Gean.

Carvalho recorre à Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgada pelo IBGE, para mostrar o acerto das políticas sociais do estado de Goiás. Segundo os dados divulgados, Goiás foi o segundo estado que mais reduziu a pobreza no Brasil em 2023, com um índice de 27,8%, mais que o dobro da média do país, que foi de 13,8%. De acordo com os números, cerca de 400 mil goianos deixaram de figurar em situação de pobreza, graças a efetividade do Goiás Social.

“A verdade é que o trabalho competente comandado por Gracinha Caiado alcança resultados efetivos e tem mudado a vida de milhares de famílias em Goiás e servido de exemplo para outros estados”, afirma. Gean explica que o eixo emancipatório dos programas sociais implantados pelo governo Caiado tem o condão de criar uma porta de saída daqueles que são acolhidos pelos eixos emergencial e protetivos.

“Se Goiás acolhe com programas como o Mães de Goiás, também encaminha para a emancipação. Um exemplo é o Crédito Social, que forma pessoas e ajuda na implantação de pequenos negócios. Ou o Bolsa Estudo, que estimula alunos a permanecerem em sala de aula e tantos outros”, ressalta.

Noutro ponto do artigo, Carvalho cita estatísticas que colocam Goiás no topo de outros importantes rankings sociais, como o segundo estado que mais reduziu a evasão escolar, a menor taxa de desemprego desde 2014 , o maior número de pessoas trabalhando desde 2012 e o quarto estado com menor porcentual de extrema pobreza no país.

Ao concluir, o secretário lembra que as ações do governador Ronaldo Caiado, que assumiu o governo em janeiro de 2019, foram fundamentais para transformar a realidade do Estado e da sua população.

“A verdade é que, embora o rancor de setores oposicionistas torça em sentido contrário, o fato é que Goiás tem avançado muito. E os goianos têm avançado junto. Não é por acaso que o governo de Goiás tem a melhor avaliação de gestão do país, com 81% de aprovação”, encerra.

Leia o artigo na íntegra aqui

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.