Números da pesquisa Serpes/O Popular, realizada entre os dias 14 e 15 e divulgada no último sábado (20/07), mostram que o governo de Ronaldo Caiado (UB) é avaliado positivamente por 72,2% da população de Goiânia. Segundo o levantamento, a gestão Caiado é considerada ótima por 31,1% dos eleitores goianienses e boa por outros 41,1% dos entrevistados. Apenas 5,3% dos eleitores da capital consideram o atual governo péssimo e 2% disseram que é ruim. 20,3% dos ouvidos pela pesquisa opinaram que a atual gestão estadual é regular e 0,2% não souberam informar.
Considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 4% para mais ou para menos, a primeira rodada Serpes/O Popular em Goiânia mantém os números alcançados pelo governo Caiado em outro levantamento divulgado em meados de junho próximo passado e realizado pelo instituto Goiás Pesquisas/Mais Goiás. Naquele estudo, o governo Caiado recebeu avaliação positiva de 79,54% dos goianienses, que se dividiu em excelente (12,79%), ótima (19,37%) e boa (47,38%). Os percentuais de entrevistados que o consideram ruim (2,8%) e péssimo (3,17%) somaram 5,97%. Não soube responder 0,61%.
Segundo analistas e cientistas políticos, dada a sua grande aprovação popular, Caiado terá forte influência sobre a eleição para a prefeitura de Goiânia em outubro próximo, com grande poder de transferência de votos. Essa conclusão é corroborada por levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, que mediu, no início do ano, a possibilidade do eleitor goianiense votar em um candidato apoiado pelo governador.
O resultado apontou que 30,7% dos eleitores votariam, com certeza, num candidato indicado por Caiado. 48,7% admitiram a possibilidade de votar nesse suposto candidato e 14,7% afirmaram que não votariam num candidato indicado pelo governador. Outros 5,9% não souberam ou não opinaram.
Já levantamento do Jornal Opção, divulgado no início de junho último, mostrou que o eleitor goianiense deposita grande confiança no governador Ronaldo Caiado (UB) e estaria disposto a votar num candidato apoiado pelo chefe do executivo estadual nas próximas eleições para prefeito da capital.
Segundo o estudo do Opção, que ouviu 600 eleitores de Goiânia, 71% dos entrevistados afirmaram que gostariam de votar em um candidato apoiado por Caiado. 18,8% afirmaram que não gostariam do apoio do governador e 10,2% afirmaram que tanto faz, ou que não têm opinião sobre o assunto.