Entre em contato

Política

Governo Caiado tem avaliação positiva de 69,7%, aponta pesquisa Direct

Atual gestão estadual tem maior aprovação entre mulheres, de religião católica e moradores das regiões Norte, Sul e Entorno do DF

Publicado

on

Candidato à reeleição, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) colocará à prova na campanha eleitoral uma gestão muito bem avaliada pela população de Goiás. A pesquisa realizada pelo Instituto Direct, entre os dias 14 e 17 de julho, aponta que a atual gestão estadual tem aprovação de 69,7%.

Para cravar a avaliação da gestão, o levantamento consultou o eleitor com os conceitos habituais: excelente, boa, regular, ruim ou péssima. Além disso, o Instituto Direct desmembrou a ‘regular’ em positiva ou negativa. Assim, a gestão de Caiado soma 9,2% de excelente, 35,8% de boa e outros 24,7% de regular positiva.

Da mesma forma, a soma das avaliações negativas acrescenta a regular negativa. Dessa forma, não aprovam a atual gestão 27,6% dos entrevistados, sendo 6,8% regular negativa, 8,9% ruim e 11,9% péssima. Outros 2,7% não souberam responder.

Em resumo, em cada 10 eleitores, sete aprovam a forma como Ronaldo Caiado conduziu seu governo nos últimos 3 anos e 6 meses, razão pela qual o pré-candidato do União Brasil lidera todas as pesquisas já divulgadas sobre a sucessão estadual. O Instituto Direct mostra Caiado com 40,3% das intenções de voto e 50,4% dos válidos, indicando desfecho do pleito no 1º turno.

Estratificação

A administração do governador Ronaldo Caiado é mais bem avaliada entre as mulheres, somando 51,7% de ótima e boa e alcançando 73,5% com regular positiva. A gestão também se destaca entre as pessoas na faixa etária de 45 a 59 anos (75,1%) e entre aqueles com ensino médio (68,1%). No estrato por religião, Caiado vai bem tanto entre os católicos (73,1%) como entre os evangélicos (72%).

Na estratificação por regiões do Estado, a gestão de Ronaldo Caiado é mais bem avaliada no Norte goiano (76,9%), Sul (70,3%) e nas cidades do Entorno do Distrito Federal (70%).

O levantamento realizado pelo Instituto Direct ouviu 1.201 eleitores e tem margem de erro de 3,9 pontos porcentuais para mais ou para menos. Contratada pela Trilhas do Cerrado Produções e Publicidades, a pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo GO-01376/2022.

Copyright © 2020 - Nos Opinando - Liberdade de opinião em primeiro lugar.