O Governo de Goiás publicou, nesta segunda-feira (04/01), no Diário Oficial do Estado, a nomeação de mais 20 delegados substitutos aprovados no último concurso da Polícia Civil. A relação pode ser conferida no endereço: diariooficial.abc.go.gov.br.
Com mais essa remessa, a segurança em Goiás já contabiliza a nomeação de 80 delegados desde o segundo semestre de 2020. Essas são as primeiras contratações desde 2014. A chegada dos novos integrantes a polícia judiciária busca equilibrar um déficit que se acumulou ao longo das últimas duas décadas.
O cronograma de nomeações foi divulgado pelo governador Ronaldo Caiado em outubro de 2020 e vem sendo cumprido. Na ocasião, ele falou de como recebeu a segurança pública de Goiás. “Eram quase sete anos em que vivíamos uma situação que já era calamitosa.” Segundo avalia, o Estado hoje é respeitado. “Não passamos a mão na cabeça de bandido. Aqui, aconteça o que acontecer, pau que dá no Chico, dá no Francisco, não tem concessão a quem quer que seja”, disse.
Em 25 de janeiro haverá a última remessa que será publicada no Diário Oficial do Estado e, a partir dela, todos os 100 que fizeram o concurso e foram aprovados serão nomeados para exercer o cargo. Os novos profissionais estão sendo conduzidos, principalmente, para atuação no interior, em regionais que mais precisam como as de Luziânia, Posse, Porangatu, Uruaçu e Goiás.
Posse
A Secretaria de Estado de Administração (Sead) disponibiliza no seu site as orientações para o ato da posse na aba Nomeação e Posse (portaldoservidor.go.gov.br/nomeacao/posse.html). Os candidatos aprovados têm o prazo de 30 dias, a partir da publicação da nomeação, para a posse, que, segundo o novo Estatuto do Servidor de Goiás, pode ser prorrogada por mais 15 dias.
Durante o período de isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19, as posses são realizadas apenas na unidade Vapt Vupt da Praça Cívica, localizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
Com informações da Secretaria da Casa Civil do Governo de Goiás